Contabilidade Forense

Do Inglês “Forensic Accounting“, a Contabilidade Forense é a mistura das Ciências Contábeis com as Ciências Jurídicas, no campo das Disputas & Litígios, que pode ajudar Diretores Jurídicos e Advogados a lucrar mais ou economizar em seus departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.



A ideia deste artigo não é ensinar Contabilidade Forense, mas, alertar Diretores Jurídicos e Advogados acerca de algumas ações estratégicas que, se implementadas, podem impactar positivamente no saldo bancário de seu departamento jurídico ou escritório de advocacia. E na sua participação nos lucros e resultados (PLR) da companhia e nos seus honorários e, principalmente, na sua reputação como bom gestor e bom profissional da área jurídica.


Montax Inteligência listou ações estratégicas para o sucesso de seu departamento jurídico ou escritório de advocacia, em matéria de Contabilidade Forense.


E se você for um Contador, aproveite essas dicas para vender mais serviços de Contabilidade Forense.


Por que preciso de Contabilidade Forense?

80% dos processos judiciais concernem a Disputas & Litígios. E 99% das disputas judiciais concernem a Execuções, cobrança de dinheiro ou de algo que ao fim e ao cabo será liquidado, transformado em dinheiro. E serão necessários Contadores Judiciais e/ou Contadores Forenses (Extrajudiciais, Contadores Particulares) para informar o valor econômico do assunto ou “quantia certa” a ser cobrada/devida. E no meio de tudo isso existem o valor principal, correção monetária, juros, índices de correção monetária, taxas de juros, data de início da correção monetária, data de início dos juros, honorários de sucumbência da ação de conhecimento, honorários de sucumbência da Execução judicial, multas por litigância de má-fé, Depósitos Recursais etc. Cada detalhe acerca do valor, data e percentual poderá, ao longo dos anos – que é o tempo de duração de um processo judicial -, pode dobrar, triplicar, quintuplicar a dívida. Os juros de mora de 1% ao mês, por exemplo, é praticamente um CDB (renda fixa). Isso sem mencionar a correção monetária. Agora multiplique isso por 10, 100, 1.000 ou 10.000 processos judiciais… Se você ainda não entendeu a importância de um bom Contador Forense e da aplicação da Contabilidade Forense em seu departamento jurídico ou escritório de advocacia, desculpe, mas, você não foi um bom aluno de Matemática e pode estar perdendo muito dinheiro.

Então… Como faço para aplicar a Contabilidade Forense e aumentar os lucros do meu departamento jurídico ou escritório de advocacia?

Fique conosco que você vai aprender maneiras de implementar a Contabilidade Forense em seu departamento jurídico ou escritório de advocacia. Então vamos lá!

7 Maneiras da Contabilidade Forense Aumentar os Lucros de Seu Departamento Jurídico ou Escritório de Advocacia

1- Auditoria dos processos de Execuções judiciais

É o primeiro, principal e o mais simples passo para o início de todo o processo, o diretor jurídico ou advogado deve promover uma Auditoria de todos os processos de Execução judicial, com a criação de relatórios estilo formulários de fácil compreensão com dados, informações e indicação de provas que facilitem o trabalho de Contabilidade Forense e a decisão judicial em seu favor. Exemplo: Planilhas com o valor principal, a data do início da correção monetária e juros, o valor dos honorários e, principalmente, a transcrição da decisão judicial nesse sentido e a indicação das folhas dos autos onde consta essa decisão. Os relatórios de Auditoria devem ser confrontados com os cálculos já realizados, para a identificação de discrepâncias, inconsistências ou inconformidades prejudiciais. Facilite o trabalho do Contador Forense e do juiz e aumente seus lucros.


2- Liquidação e atualização da dívida com um bom Contador Forense

Esse é o principal passo a ser seguido. Se há uma decisão transitada em julgado, ou seja, irrecorrível, ou pendente de um recurso sem efeito suspensivo, não há razão para não promover a liquidação da dívida, seja como credor seja como defensor. E porque quem promove os cálculos primeiro tem mais chances de ver aplicadas as “suas” premissas de cálculos. E promova a atualização desses cálculos ao menos a cada 12 meses de preferência com um bom Contador Forense. Os cálculos de liquidação e/ou atualização da dívida devem contar especialmente a) listagem de decisões judiciais que fundamentam as premissas dos cálculos, b) sumário dos índices e datas de reajustes, c) planilhas dos cálculos em e talvez d) gráficos ou tabelas que facilitam a compreensão e enriquecem o Relatório de Contabilidade Forense ou Relatório de Investigação Forense & Perícia. Sem a atualização dos cálculos, você não impõem respeito (alguns devedores pagam quando veem o aumento exponencial da dívida) e pode estar deixando dinheiro na mesa.

Gráficos podem enriquecer um bom Relatório de Contabilidade Forense.



3- Arbitramento de honorários

Honorários de consulta, honorários iniciais, honorários de manutenção do processo judiciais, honorários de êxito e honorários de sucumbência. São tantas maneiras de cobrança pelos serviços jurídicos, e com valores tão diferentes, que fica difícil controlar tudo. Controle, especialmente os honorários de êxito e honorários de sucumbência que dependem das decisões judiciais e do valor atualizado da dívida mediante cálculos de um Contador Forense. Portanto, não esqueça de promover e calcular a condenação (ou “descondenação”) dos honorários de sucumbência, aqueles pagos pela parte vencida ao advogado da parte vencedora, tanto os da fase de conhecimento quanto os da fase de execução, e destacá-los, separá-los dos honorários de êxito devidos pelo cliente ao seu Advogado pelo sucesso em conseguir receber ou deixar de pagar algum valor cobrado.


4- Processo Judicial Eletrônico (PJe)

Por incrível que pareça, ainda existem processos judiciais e Execuções judiciais no formato físico (papel). E te juízes que se recusam a promover a digitação dos autos, apesar dos argumentos de que a digitalização é lei e facilitaria o manuseio das informações e cumprimento das decisões. O Diretor Jurídico ou Advogado devem promover a identificação e digitalização de processos judiciais eventualmente ainda no formato de papel porque ultrapassado, obsoleto e prejudicial à partes.


5- Reserva de Honorários

Não é incomum o cliente mudar de fornecedor, no caso mudar de Advogado. O mais novo Advogado pode até ter mais sucesso no aumento ou redução do valor devido, mas, parte desse sucesso diz respeito a você. Portanto, promova a reserva de honorários, consiga uma decisão judicial nesse sentido e acompanhe o processo até receber.


6- Identificar e selecionar bons profissionais de Inteligência Financeira, Investigação & Contabilidade Forense

Diretores Jurídicos e Advogados devem ter uma listagem de ao menos 3 das melhores agências de Inteligência Financeira, Investigações & Contabilidade Forense capazes de atender seu departamento jurídico ou escritório de advocacia de maneira eficaz e eficiente, com qualidade, preço e prazo razoáveis. Montax Inteligência pode atendê-lo tanto com esses serviços quanto com a entrega de uma listagem de bons fornecedores nesse segmento, alertando o cliente acerca dos pontos fortes e pontos fracos de cada um.


7- Inteligência Financeira e métodos de busca de bens do devedor na Justiça

Todos os departamentos jurídicos ou escritório de advocacia especializados em Disputas & Litígios têm Execuções das quais não conseguem encontrar o devedor ou não conseguem encontrar bens do devedor. São Execuções auditadas, com cálculos atualizados e até de elevado valor econômico, mas, estão praticamente paralisadas e demandando tempo e dinheiro com Advogados, Estagiários e de Contabilidade Forense. “Foge o ladrão com tanto e mais tanto para pegarmos o ladrão. E nada de satisfação, nada de vingança” (Shakespeare em “O Mercador de Veneza”). Com Inteligência Financeira ou métodos de busca de bens do devedor na Justiça seu departamento jurídico ou escritório de advocacia terá menos despesas de acompanhamento do processo e atualização de dívidas ao longo dos anos e, consequentemente, mais lucros. Montax tem 2 produtos digitais ideais para essas ações, um deles é o Briefing SPQR – Serviço de Pesquisa e Qualificação de Riscos®, Manual Prático de Aprendizado de Inteligência Financeira, Integridade, Compliance e Due Diligence Para Cobrança e Recuperação de Créditos e o outro, o Método de Cobrança Eficaz Inteligência & Força Bruta.

Leia também

Muito Além do Bacen Jud: 7 Sistemas de Busca de Bens do Devedor na Justiça

Trust, Sociedade Anônima, Fundação, Instituto – Como os Ricos Realizam Blindagem Patrimonial 

Marketing Multinível, Pirâmides Financeiras Atuais e Outros Golpes no Mercado

FIM

GUIA PRÁTICO

Briefing SPQR – Serviço de Pesquisa e Qualificação de Riscos®

Manual de Compliance, Due Diligence & Inteligência Financeira Para Proteção e Recuperação de Ativos 

O que você aprenderá 

  • Inteligência Financeira & Investigação Patrimonial;
  • Identificação de bens do devedor e interpostas pessoas (“laranjas”) usados na ocultação de bens;
  • Classificar ativos financeiros e locais de registro ou custódia;
  • Localizar pessoas, empresas e bens para a recuperação de ativos;
  • Identificar grupos econômicos e grupos familiares, bem como provas da conexão entre eles;
  • Devidas diligências (“due diligence”) para prevenção de perdas;
  • Compliance conheça seu cliente (KYC, na sigla em Inglês) para prevenção de calotes e atender ao Bacen, CVM e Susep na prevenção de lavagem de dinheiro;
  • Compliance conheça seu empregado (KYE) para prevenção de fraudes internas;
  • Compliance conheça seu sócio ou parceiro de negócios (KYP) para prevenção de fraudes externas;
  • Compliance conheça sua transação (KYT) para prevenção de lavagem de dinheiro;

Requisitos

  • Ser usuário pesado de Internet;
  • Formação em Direito, Contabilidade e Administração será um facilitador;

Descrição

Com o Briefing SPQR – Serviço de Pesquisa e Qualificação de Riscos® você aprenderá sobre as classes de ativos financeiros, seus locais de registro e custódia, em nome de pessoas, organizações ou interpostas pessoas (“laranjas”), averbados ou não, informados ou não na Declaração de Rendimentos do IRPF ou IRPJ. Entender como o devedor realiza a chamada “blindagem patrimonial” e outros esquemas de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores é importante para aumentar as chances de sucesso de sua Execução ou cobrança administrativa. A intenção deste curso é dar clareza e profundidade acerca do assunto “Busca de Bens do Devedor”. Ao final do curso, e se seguir o Briefing, o roteiro de buscas de bens no Brasil e EUA, o aluno conhecerá praticamente todas as classes de ativos financeiros e saberá o que devedores ricos, bem sucedidos e bem assessorados fazem para proteger seus ativos financeiros dos credores e seus Advogados.

METODOLOGIA

Nosso Manual de Compliance, Due Diligence & Inteligência Financeira Para Proteção e Recuperação de Ativos tem uma introdução com conceitos básicos da Atividade de Inteligência e Inteligência Financeira e melhor aproveitamento do Briefing SPQR, um briefing secreto de busca de bens, roteiro hands-on que permite qualquer pessoa com acesso à Internet localizar bens do devedor e descobrir por meio de qual CPF ou CNPJ ele realiza a ocultação de bens. O curso é escrito, porém, com links que remetem aos sites e sistemas de informações públicas.

Para quem é este curso

  • Credores e Advogados de credores;
  • Interessados em Inteligência Financeira;
  • Interessados em investigação Patrimonial;
  • Pessoas com interesse na busca de bens para solucionar casos próprios;
  • Profissionais Analistas de Inteligência Financeira;
  • Operadores do Direito que desejam vender serviços especializados de recuperação de ativos;
  • Para quem não quer mais ser enganado;
  • Mais detalhes clicando aqui na página de vendas do Briefing SPQR.

Saiba mais e conheça o conteúdo do curso clicando AQUI.







Fácil, barato e eficaz. O Método da Inteligência & Força Bruta (I&F) tem SNIPER, SISBAJUD, CNIB, SREI, CENSEC, CCS-BACEN, SIMBA, CRC JUD, NAVEJUD do SISGEMB etc., são dezenas de modelos de petições de busca de bens na Justiça. Use cada petição, de forma sistemática, uma-por-uma, até solucionar sua Execução.

Saiba mais clicando AQUI


SOBRE O AUTOR

MARCELO CARVALHO DE MONTALVÃO é diretor da Montax Inteligência, franquia de Inteligência & Investigações que já auxiliou centenas de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas como The Coca-Cola Company (Atlanta-USA), PSA Group (Peugeot Citroën), Cyrela, LG Eletronics, Localiza Rent A Car, Sara Lee, Kellog, Tereos, Todeschini, Sonangol Oil & Gas, Chinatex Grains and Oils, Generali Seguros, K-SURE, Estre Ambiental, Magneti Marelli, Banco Pan, BTG Pactual, Banco Alfa, W3 Engenharia, Geowellex, Quantageo Tecnologia e muitas outras marcas.

Especialista em Direito Penal Econômico e solução de crimes financeiros como estelionato (fraude), fraude a credoresfraude à execuçãoevasão de divisas e “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores.

Autor do livro Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa.

Conecte-se com Marcelo no LinkedIn

Ouça o Marcelo no YouTube

Due Diligence | Pesquisa de Bens | Investigação Empresarial | Compliance Intelligence

Rio de Janeiro – RJ

Rua Figueiredo Magalhães, 387/801 – Copacabana – CEP: 22031-011

Telefone + 55 (21) 2143-6516

WhatsApp +55 (21) 99682-0489

E-mail montax@montaxbrasil.com.br

www.montaxbrasil.com.br 

Montax Inteligência Ltda.
CNPJ 11.028.620/0001-55
Copyright © 2009

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *