Briefing SPQR®

Você vai encontrar bens do devedor e evitar multas e até prisão ao detectar e reportar lavagem de dinheiro ou ocultação de bens com ajuda no Briefing SPQR da Montax Inteligência.

O Briefing SPQR – Serviço de Pesquisa e Qualificação de Riscos® – Um Manual Prático de Aprendizado de Inteligência Financeira, Integridade, Compliance e Due Diligence Para Cobrança e Recuperação de Créditos é um roteiro que vai te ajudar a analisar dados financeiros para controle interno e integridade corporativa.

É um Mecanismo de Controle da Lei de Lavagem de Dinheiro e Controle de Atividades Financeiras, Compliance KYC (“conheça seu cliente”) e de PLDFT e Due Diligence (“devidas diligências”) da Circular Bacen 3978/2020 e Instrução CVM 617/2019.

É um jeito eficaz de identificar e reportar lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, para a triagem (filtragem) de clientes.

Um Mecanismo de Controle e PLDFT (“prevenção a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo”).


O Método de Identificação de Lavagem de Dinheiro ou Ocultação de Bens Mais Eficaz, Aquele Que as Autoridades do Banco Central do Brasil (Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) Confiam.


Montax Inteligência Vai Ensinar 10 (Dez) Maneiras de Identificar Lavagem de Dinheiro ou Ocultação de Bens, o Que Você Pode Fazer Com ou Sem o Briefing SPQR.


E Com o Briefing SPQR Você Também Será Capaz de Encontrar Bens do Devedor Para a Solução de Execuções e Recuperar seu Dinheiro.


Por que preciso aprender lavagem de dinheiro ou ocultação de bens?

Lavagem de dinheiro e ocultação de bens aumentam a cada ano, e quem opera no mercado financeiro e revenda de ativos financeiros de alto valor agregado como bancos, corretoras de valores mobiliários, gestoras de fundos de investimentos, exchanges de criptomoedas, seguradoras e instituições financeiras diversas ou mesmo cartórios de Registro de Imóveis, revendedoras de jóias, aeronaves, veículos etc. precisam saber identificar operações suspeitas e reportá-las às Autoridades do Bacen, CVM ou Susep, sob pena de multas pesadas ou até responsabilidade criminal (prisão). E se você é Advogado de credores, compreender os mecanismos de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores vai colocar seus clientes na vanguarda da recuperação de créditos.

Então… Como faço para identificar lavagem de dinheiro?

Fique conosco que você vai aprender 10 (dez) maneiras de identificar operações suspeitas de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, independentemente de você ter ou não o Briefing SPQR, cabendo a você reportá-las ou não ao Bacen, CVM ou Susep, em conformidade com a lei e o Código de Ética da companhia. Então vamos lá!

10 (Dez) Maneiras de Identificar Operações Suspeitas de Lavagem de Dinheiro ou Ocultação de Bens

1- Discrepâncias ou inconsistências cadastrais

É o primeiro, principal e o mais simples métodos de identificação de operação suspeita de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens. O cliente ou potencial cliente deve preencher um formulário e entregar documentos. Em seguida, os dados desse formulário devem ser tratados e analisados e comparados com o relatório de Due Diligence. Eventuais discrepâncias ou inconsistências devem ser destacadas. Esse cliente ou cliente em potencial deve ser aceito com cautela.


2- Muitas contas bancárias, muitos imóveis ou muitos veículos

Ser rico não é crime, mas, enriquecer pelo crime é, sim, e esse crime se chama “”lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores”. E não reportar esse crime ou a simples suspeita dele é uma inconformidade com a Lei 9613/1998 e com a Circular Bacen 3.978/2020, a Instrução CVM 617/2019 e a Circular Susep 612/2020. Muitas contas bancárias, imóveis e veículos atribuídos à mesma pessoa física ou jurídica devem ser objeto de auditoria, inteligência financeira e investigação, especialmente se não existir provas da origem do dinheiro para a aquisição justa de tantos ativos financeiros. A pessoa ou empresa “rica” pode estar sendo usada como mecanismo de interposição (“laranja”) de um criminoso ou devedor contumaz. Essa dica também vale para a ANATEL e empresas de telecomunicações com clientes com muitas linhas telefônicas, domínios de internet e sites, principalmente que usam “máscaras” ou dificultam a identificação plena do beneficiário.


3- Clientes e recursos vindos do exterior, especialmente Paraísos Fiscais, e Políticos e seus familiares

Desconfie sempre de clientes com origem ou que trouxeram recursos do exterior, especialmente dos chamados “Paraísos Fiscais” como Antigua e Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermuda, Anguilla Britânica, Ilhas Virgens Britânicas, Brunei, Ilhas Cayman, Ilhas Cook Chinesas, Costa Rica, Chipre, Dubai, Ghana, Gibraltar, Grenada, Guernsey, Hong Kong, Irlanda, Ilha de Man, Jersey, Labuan, Líbano, Libéria, Liechtenstein, Luxemburgo, Malaysia, Malta, Ilhas Marshall, Ilhas Mauricius, Holanda, Antilhas Holandesas, Nevada (EUA), Nova Zelândia, Niue, Panamá, Ras Al Khaimah, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Samoa, Seychelles, Cingapura, Santa Lúcia, Estado de Delaware (EUA), Thailândia, Ilhas Turcas e Caicos, Ilhas Virgens Americanas (EUA), Emirados Árabes Unidos (EAU), Reino Unido, Estados Unidos da América, Uruguai, Vanuatu, Ilha da Madeira (Portugal) e Wyoming (EUA). Cuidado também com clientes que são Pessoas Expostas Politicamente (PEPs) ou familiares deles. Muito dinheiro está em um Paráiso Fiscal apenas por elisão fiscal, porém, muito dinheiro está lá ou veio de lá porque é fruto de crimes. E Políticos em tese não ficariam ricos com o salário de Político. Em tese.


4- Atividade abrupta de contas há muito tempo inativas

Súbita atividade em contas bancárias inativas, especialmente com recursos de origem em Paraísos Fiscais ou contas bancárias de Políticos, é um indício de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens. Contas bancárias é para serem usadas, mas, se ficou muito tempo “parada” e de repente veio uma transferência de elevado valor ou várias transferências de valores baixos porém em um curto espaço de tempo, analise e reporte.


5- Transações com origem e países sancionados

A guerra Rússia versus Ucrânia é um bom e recente exemplo de que vem a ser uma “sanção” financeira contra um país e quais suas consequências do ponto de vista financeiro e da Inteligência Financeira. Consulte a listagem do GAFI-FATF de países sancionados divulgada pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ou a lista da Office of Foreign Assets Control (OFAC). Quaisquer transações com origem em países listados pelo GAFI-FATF ou OFAC que não forem exaustivamente esclarecidas não devem ser permitidas, sob pena de a companhia sofrer penalidades tanto do Bacen, CVM ou Susep quanto de agências de análise, integridade e controle estrangeiros.


6- Depósitos de elevado valor sem explicação acerca da origem

TED, DOC ou PIX de elevados valores ou mesmo de baixos valores porém de mesma origem e/ou origens distintas, mas, no mesmo dia ou mês, sem explicação lógica, razoável e plausível acerca da origem do enriquecimento, devem ser explicadas e reportadas. O mesmo vale para dinheiro em espécie (“dinheiro vivo”) usado na compra de imóveis, automóveis, jóias etc. Se o cliente não puder justificar a origem do dinheiro, melhor devolvê-lo ou não realizar a transação.


7- Muitas operações em exchanges, as corretoras de Bitcoin e outros ativos virtuais

Ao contrário do que muitos pensam, Bitcoin e outros ativos virtuais não são os ativos financeiros prediletos dos criminosos que querem lavar dinheiro ou ocultar bens justamente porque deixam um “rastro digital”. O preferido é o bom e velho dinheiro vivo (“em espécie”). Se a conversão de moeda fiat, fiduciária em Bitcoin e outros ativos virtuais for realizada por meio de uma exchange, como são chamadas as corretoras de moedas privadas digitais protegidas por criptografia, mais fácil será identificar o autor do crime de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores. Contudo, Analistas de exchanges e operadores autônomos do mercado cripto devem ficar atentos a conversão de moeda fiduciária em moedas digitais e tokens, para evitar sofrer as mesmas sanções aplicadas aos bancos.


8- Saques realizados apressadamente

O cliente do banco, corretora de valores mobiliários ou exchange de criptomoedas recebeu uma “bolada” e vai a instituição financeira promover o saque imediato “em espécie” – ou mesmo transfere todo o dinheiro para outra conta em nome de pessoas físicas -, não é crime nem infração, mas, é uma transação suspeita que deve ser investigada e reportada. Essa operação de saque é comum próximo ao final do ano, para que o informe de rendimentos do banco ou instituição financeira não revele muito porque só revela a posição (“saldo”) do dia 31 de dezembro.


9- Cliente muito discreto ou evasivo

Se o cliente ou potencial cliente demonstra muita discrição – comuns em ambiente de negócios diversos, menos com bancos a quem o cliente deve confiar – ou mesmo é evasivo quando indagado acerca de seus negócios e da origem dos recursos financeiros, recomendamos não abrir contas bancárias.


10- Recursos com origem em contas e países suspeitos

Apenas para não deixar passar porque a lista acima é exemplificativa, não exaustiva: Toda e qualquer operação financeira de origem em países, pessoas físicas ou jurídicas ou contas bancárias suspeitas devem ser objeto de análise e tratamento de dados ou mesmo comunicação de suspeita de atividade financeira ilegal às Autoridades financeiras.




QUEM UTILIZA O BRIEFING SPQR?


“O Briefing SPQR é para quem deseja um sistema prático e eficaz de solução de Execuções complexas ou compliance e devidas diligências para a prevenção de perdas”

Marcelo Carvalho de Montalvão, Autor


Você mesmo pode produzir um Relatório de Inteligência Financeira com o Briefing SPQR – Serviço de Pesquisa e Qualificação de Riscos® – Um Manual Prático de Aprendizado de Inteligência Financeira, Integridade, Compliance e Due Diligence Para Cobrança e Recuperação de Créditos, guia semelhante aquele que grandes bancos utilizam antes de emprestar dinheiro, realizar investimentos, operações de Trading ou executar clientes inadimplentes.

Unidades de Inteligência Financeira de governos como o Coaf também usam esse tipo de roteiro.

O motivo do fracasso de muitos credores em Execuções não é culpa do Advogado, afinal, a faculdade de Direito não o ensinou conceitos básicos de Inteligência Financeira.

E mesmo departamentos jurídicos e escritórios de advocacia proeminentes terceirizam serviços de Inteligência Financeira.

E fazem isso contratando empresas como a Pinkerton, Kroll e Montax Brasil.

Pretendo revelar o SEGREDO dessas empresas de investigações corporativas por meio do Briefing SPQR – Serviço de Pesquisa e Qualificação de Riscos® – Um Manual Prático de Aprendizado de Inteligência Financeira, Integridade, Compliance e Due Diligence Para Cobrança e Recuperação de Créditos.

QUEM EU SOU?

Meu nome é Marcelo Carvalho de Montalvão, sou investigador de fraudes corporativas há mais de 20 anos. Minha especialidade é a localização pessoal e patrimonial, o que atualmente chamam de recuperação de ativos, prevenção à lavagem de dinheiro, compliance e outros nomes pomposos.

Mas, eu sou como você e gosto das coisas claras: Encontro as pessoas que sumiram e encontro onde elas esconderam seu bens para não pagar dívidas.

Comecei localizando pessoas e bens para o Banco Bradesco como Estagiário. Naquela época minha principal arma era a lista telefônica, já que o Serasa, SPC e outras fontes de informações eram verdadeiras fontes de desinformação porque facilmente manipulados pelos golpistas.

Recém-formado, fui trabalhar em um dos maiores escritórios de advocacia do País e fiquei encarregado de algumas investigações corporativas.

Depois abri meu próprio escritório de advocacia e, mais trade, minha própria Consultoria de Risco, Inteligência & Investigações, a Montax Inteligência, empresa que fornece informações patrimoniais e financeiras sobre Atores (pessoas e organizações) do Brasil. A Montax fornece relatórios de inteligência financeira e briefings de busca de bens, análise de risco e relatórios de crédito para diretores de departamentos jurídicos, advogados de corporações e investidores institucionais como fundos de pensão e fundos de investimentos diversos. É também uma franquia de Inteligência & Investigações que já auxiliou centenas de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas como The Coca-Cola Company (Atlanta-USA), Petrobras (Compliance), PSA Group (Peugeot Citroën), Cyrela, LG Eletronics, Localiza Rent A Car, Sara Lee, Kellog, Tereos, Todeschini, Sonangol Oil & Gas, Chinatex Grains and Oils, Generali Seguros, Estre Ambiental, Magneti Marelli, Banco Pan, BTG Pactual, Banco Alfa, W3 Engenharia, Geowellex, Quantageo Tecnologia e muitas outras marcas.

Decidi criar o Briefing SPQR – Serviço de Pesquisa e Qualificação de Riscos® – Um Manual Prático de Aprendizado de Inteligência Financeira, Integridade, Compliance e Due Diligence Para Cobrança e Recuperação de Créditos para ajudar clientes que precisam solucionar sua Execução, mas, não podem pagar pelos serviços de Inteligência Financeira & Investigação Patrimonial disponibilizado segredos comerciais por preço inferior ao de uma simples Consulta.

Depoimentos de

PESSOAS QUE COMPRARAM O BRIEFING SPQR

“O curso é muito bom e super recomendo para os profissionais que militam na área de investigação patrimonial, jurídico, compliance etc. A coerência na explicação; o passo a passo; toda a abordagem apresentada é um diferencial com relação a outros cursos, especialmente aqueles voltados à investigação corporativa. Para quem quer se destacar na área de recuperação de ativos, o curso vai agregar bastante”.

result.title

THIAGO FERREIRA MARQUES, Coordenador jurídico de bancos (área de recuperação de crédito)

“Em relação a minha opinião sobre o Manual de Inteligência Financeira, o considerei muito positivo, pois as informações entregues são de fácil compreensão e de grande valia para nosso trabalho. Quanto ao aspecto negativo, nada a acrescentar. Parabéns pela publicação do material e iniciativa em compartilhar seu conhecimento”.

TELMO WALTER, Detetive Particular e Investigador de Fraudes Corporativas

“Excelente Material para realizar o recebimento da suada Sentença!

RODRIGO LOPES, Diretor Executivo do PRÓ-CREDOR COBRANÇA e Presidente do INSTITUTO PRÓ-CREDOR




ESTRUTURA DO BRIEFING SPQR

Ao adquirir o Briefing SPQR – Serviço de Pesquisa e Qualificação de Riscos® – Um Manual Prático de Aprendizado de Inteligência Financeira, Integridade, Compliance e Due Diligence Para Cobrança e Recuperação de Créditos você acessará um PDF com conceitos básicos, fundamentos da Inteligência Financeira e Compliance de PLDFT e um briefing, roteiro e lista de links de acesso a vários sistemas informatizados de fontes abertas de Inteligência para a pesquisa de bens, assim distribuídos:

ÍNDICE

Capítulo I – Introdução – Breve História da Inteligência Financeira

Na Roma Antiga só havia um crime: Não pagar tributos a Roma
Estados Unidos da América cunhou o termo “Lavagem de Dinheiro”
Itália Antiterrorismo
Brasil Contra a Corrupção
Conclusão

Capítulo II – Legislação Aplicável

Constituição
Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação)
Lei 9.613/1998 (Lei de crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores/Coaf)
Lei 12.846/2013 (Lei Anticorrupção) e Decreto 11.129/2022
Normas, Portarias e Resoluções do Coaf
Circular Bacen 3.978/20 (Prevenção a “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores)
Circular Susep 612/2020 (Idem anterior)
Instrução CVM 617/2019 (Idem anterior)
Lei 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia)
Provimento OAB 188/2018 (Diligências Investigatórias)

Capítulo III – Investigações – Conheça o Devedor

Conhecer o Devedor, a Etapa Mais Importante
Técnicas de Inteligência Financeira Absolutamente Legais
Inteligência de Fontes Abertas (OSINT, na sigla em Inglês)
Inteligência de Fontes Humanas (HUMINT, na sigla em Inglês)

Capítulo IV – Inteligência Competitiva – Descubra Segredos da Concorrência

Concorrência do Credor: Os Outros Credores
Arquivos de Litígios Revelam Bens do Devedor
Ações Trabalhistas Reúnem OSINT e HUMINT nos Mesmos Arquivos

Capítulo V – Inteligência Financeira – Identifique Ativos do Devedor

Ativos Intangíveis (Inclusive Ativos Virtuais)
Ativos Fixos Imobiliários
Valores Mobiliários
Direitos & Créditos
Máquinas e Equipamentos
Rendimentos
ESPECIAL: Busca de Bens nos EUA

Capítulo VI – Cartórios, Onde e Como Pesquisar

Registro Civil de Pessoas Naturais
Tabelionato de Notas
Registro de Imóveis
Protesto de Títulos e Documentos
Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ)
Juntas Comerciais

Capítulo VII – Comunicação Social – Relatório de Inteligência Financeira

Atores (Pessoas ou Organizações)
Ativos Financeiros
Análise
Provas da Ocultação Patrimonial
Recomendações

Adendo – Fontes de Estudo


POR QUE DEVO ME PREOCUPAR COM LAVAGEM DE DINHEIRO?

Empregado de bancos e outras instituições financeiras, para não perder o emprego!

Banqueiro ou dono de corretora de valores mobiliários, gestora de fundos de investimentos ou exchange, para não sofrer multas milionárias ou perder a licença de operação.

Ou você aperfeiçoa seu Mecanismo de Controle de atividades financeiras suspeitas ou pode ser acusado de autoria, co-autoria, participação ou leniência com a lavagem de dinheiro ou ocultação de bens e outros crimes financeiros!

O que você vai

APRENDER COM O BRIEFING SPQR

Fundamentos da Inteligência Financeira.

Técnicas de Inteligência aplicadas à Busca de Ativos & Investigações.

Diligências Investigatórias (Provimento OAB 188/2018).

O que são ativos financeiros e quais as classes de ativos.

Como identificar e localizar ativos financeiros (e provar sua propriedade, claro).

Como neutralizar a Contrainteligência Financeira realizada pelo devedor.

Como identificar empresas patrimoniais. Localize empresa dona de patrimônio.

O que são empresas braço-financeiro. Localize empresa que realiza movimentações bancárias.

Quais são as empresas operacionais, mera cortina-de-fumaça. Localize empresa sem renda e patrimônio e fuja dela.

Que pessoas ou organizações você tem que listar na petição inicial se quiser que sua Execução ou mesmo ação de conhecimento não se transforme em uma dor de cabeça ou pura perda de tempo.

Como direcionar a cidade ou cartório de busca de bens com precisão.

Como entender o devedor e pensar como ele, conhecendo-o mais que a esposa dele.

Como atingir ativos estratégicos do devedor, forçando-o a um acordo.

A diferença entre informação e Inteligência, o saber e o fazer.

Como realizar busca de bens, do início ao fim.

Como identificar ativos difíceis de serem rastreados.

Como penhorar bens impossíveis de o devedor ignorar a constrição, a penhora.

Quais os ativos financeiros que “estavam na sua cara” mas você não enxergava, talvez nem sabia que existia ou que valia alguma coisa.

As cidades dos Estados Unidos da América (EUA) onde grandes devedores do Brasil adoram realizar “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores. Localize empresa nos EUA!

Como realizar pesquisa de bens nos EUA. Localize imóveis no exterior.

O incrível poder dos ativos intangíveis à solução da Execução. Localize direitos.

A capacidade de identificar valores que o devedor ainda vai receber. Localize rendimentos futuros.

Conheça também

Fácil, barato e eficaz. O Método da Inteligência & Força Bruta (I&F) tem SNIPER, SISBAJUD, CNIB, SREI, CENSEC, CCS-BACEN, SIMBA, CRC JUD, NAVEJUD do SISGEMB etc., são dezenas de modelos de petições de busca de bens na Justiça. Use cada petição, de forma sistemática, uma-por-uma, até solucionar sua Execução.

Saiba mais clicando AQUI.

Quem deve aprender

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA

# Advogados de credores

# Advogados de disputas e litígios (Provimento OAB 188/2018)

# Advogados de Franquias

# Cobradores e outros profissionais de cobrança e recuperação de créditos

# Administradores Judiciais (Massa Falida e Empresas “em Recuperação Judicial”)

# Diretores Jurídicos ou CLO (Chief Legal Officer)

# Profissionais de Inteligência de Estado

# Profissionais responsáveis pela implementação da Unidade de Inteligência Financeira em instituições financeiras, departamentos jurídicos e escritórios de advocacia

# Profissionais de Inteligência Privada

# Diretores de Compliance ou CCO (Chief Compliance Officer)

# Analistas de Compliance PLDFT de Bancos e instituições financeiras (Circular BACEN 3.978/2020)

# Analistas de Compliance PLDFT de Corretoras de Valores (Instrução CVM 617/2019)

# Analistas de Compliance PLDFT de Seguradoras (Circular SUSEP 612/2020)

# Analistas de Due Diligence tipo KYC (“Conheça Seu Cliente”)

# Diretores Financeiros ou CFO (Chief Financial Officer)

# Técnicos do COAF

# Técnicos da Receita Federal do Brasil

# Analistas da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)

# Inspetores do Departamento de Polícia Federal

# Jornalistas Investigativos

# Profissionais de Inteligência de Mercado

# Estagiários de Direito

# Auditores

# Detetives Particulares

# Investigadores de Fraudes

# Auditores de Sinistro (Seguros & Previdência)

# Professores de Escolas de Negócios

# Investigadores de Fraudes Corporativas

# Avaliadores de Imóveis de Leilão Judicial

# Analistas de Crédito

# Analistas de Pesquisa de Bens

# Estagiários de Direito


O que você

VAI ADQUIRIR

Um Manual de Compliance de PLDFT, Busca de Bens & Investigação Patrimonial no Brasil

Um Roteiro de Busca de Bens que não dependem da Justiça

Um Método de Compliance Anti Lavagem de Dinheiro

Um Briefing secreto de Pesquisa de Bens

Um Sistema de Recuperação de Ativos

Uma lista de links úteis à recuperação de créditos

O que você

NÃO VAI RECEBER

Não é um folheto de leitura, apenas

Não é um livro, somente

Não é um software

Não é uma aula de investimentos

Não é um curso de aplicação na Bolsa de Valores

Não é um livro de auto-ajuda, de transformar fracassados em heróis

Não é uma fórmula mágica; Exige leitura, consulta aos links e cruzamento de dados

QUANTO CUSTA?

Aqui na Montax Inteligência, um Relatório de Inteligência (Primeira Etapa) custa no mínimo R$ 19 mil. Uma Consulta entregue na forma de um Relatório de Inteligência Sumário custa em média R$ 1.063,00 por Ator (pessoa ou organização). O Briefing SPQR custa apenas R$ 997,00.

SEGURANÇA

O Briefing SPQR – Serviço de Pesquisa e Qualificação de Riscos® – Um Manual Prático de Aprendizado de Inteligência Financeira, Integridade, Compliance e Due Diligence Para Cobrança e Recuperação de Créditos tem garantia de 7 dias para a devolução de seu dinheiro.

Se não gostar, simplesmente peça reembolso do dinheiro sem precisar explicar nada. Simples assim!


O Briefing SPQR – Serviço de Pesquisa e Qualificação de Riscos® – Um Manual Prático de Aprendizado de Inteligência Financeira, Integridade, Compliance e Due Diligence Para Cobrança e Recuperação de Créditos pode ajudá-lo para sempre, custa apenas R$ 997,00 e tem garantia.


Conclsão

Propusemos um método de busca de bens e identificação de “laranjas”, sem depender do juiz e dos sistemas de busca de bens da Justiça. Começamos com o ensino do que é lavagem de dinheiro e ocultação de bens até sistemas de buscas de bens nos EUA, passando por um framework capaz de levar o credor até a informação patrimonial do devedor. O maior desafio nem sempre é a localização pessoal e patrimonial do devedor, mas, saber a identidade da pessoa do “laranja” ou holding patrimonial que o devedor utiliza em seu mecanismo de interposição. A identificação da interposta pessoa (“laranja”) pode ser a pedra-chave da solução de Execuções milionárias ou complexas. Para resolver isso, propusemos um método sistemático de Inteligência de Fontes Abertas (OSINT) acerca do devedor, seus familiares, seu grupo familiar e suas empresas e grupo econômico. O método é simples e eficaz porque baseado em conceitos como “onde o devedor nasceu, onde cresceu e se desenvolveu e onde trabalha atualmente” para o acesso aos sistemas informatizados de várias agências públicas e privadas que acompanham o devedor nos locais que sua origem ou atividade econômica por ele mesmo revelados. Os locais de busca mais assertivos são revelados em conformidade com a interatividade econômica, social e política da pessoa de interesse, seja em mídias tradicionais seja em mídias online. Todas as pessoas, empresas e bens podem ser descobertos com este mecanismo de busca.




SOBRE O AUTOR

MARCELO CARVALHO DE MONTALVÃO é diretor da Montax Inteligência, empresa que fornece informações patrimoniais e financeiras sobre Atores (pessoas e organizações) do Brasil. A Montax fornece relatórios de inteligência financeira e briefings de busca de bens, análise de risco e relatórios de crédito para diretores de departamentos jurídicos, advogados de corporações e investidores institucionais como fundos de pensão e fundos de investimentos diversos e franquia de Inteligência & Investigações que já auxiliou centenas de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas como The Coca-Cola Company (Atlanta-USA), Petrobras (Compliance), PSA Group (Peugeot Citroën), Cyrela, LG Eletronics, Localiza Rent A Car, Sara Lee, Kellog, Tereos, Todeschini, Sonangol Oil & Gas, Chinatex Grains and Oils, Generali Seguros, Estre Ambiental, Magneti Marelli, Banco Pan, BTG Pactual, Banco Alfa, W3 Engenharia, Geowellex, Quantageo Tecnologia e muitas outras marcas.

Especialista em Direito Penal Econômico e solução de crimes financeiros como estelionato (fraude), fraude a credoresfraude à execuçãoevasão de divisas e “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores.

Autor do livro Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa.

Conecte-se com Marcelo no LinkedIn

Ouça o Marcelo no YouTube

Due Diligence | Pesquisa de Bens | Investigação Empresarial | Compliance Intelligence

Rio de Janeiro – RJ

Rua Figueiredo Magalhães, 387/801 – Copacabana – CEP: 22031-011

Telefone + 55 (21) 2143-6516

WhatsApp +55 (21) 99682-0489

E-mail montax@montaxbrasil.com.br

www.montaxbrasil.com.br 

Montax Inteligência Ltda.
CNPJ 11.028.620/0001-55
Copyright © 2009

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *