Montax Inteligência é empresa de Inteligência Financeira e Consultoria de Risco que avalia empresas do mercado financeiro e do mercado cripto e realiza busca de bens e rastreamento de ativos, porque precisa conhecer muito bem as classes de ativos e locais de custódia para compreensão dos riscos e recuperação de créditos.

 

Montax realizou pesquisa acerca de fan tokens para identificar meios confiáveis e simples de adquiri-los.

 

E se vale a pena investir nessa classe de ativos.

 

O criptoativo fan token é complexo devido a sua inovação tecnológica e novidade, porém, Montax avaliou algumas opções para sugerir a aquisição de fan tokens somente de times dos quais o investidor é realmente fã.

 

Montax listou os principais Atores (Key Players) e o grau de confiança e facilidade de acesso a cada plataforma.

 

Glossário

 

Ativos Financeiros

O Conselho Federal de Contabilidade define “ativo” como qualquer bem tangível ou intangível que pode gerar benefício econômico.

 

Bolsa de Valores

Instituição financeira responsável pela listagem de ações de empresas ofertadas ao público investidor para a captação de recursos financeiros. Antigamente era um grande salão de reunião de Corretores de valores mobiliários trocando mensagens pessoalmente, por telefone ou por escrito. Atualmente pode ser apenas um site na Internet com registros eletrônicos das transações ou pela Blockchain. A Bolsa de Valores do Brasil é chamada B3. Nos Estados Unidos da América existem várias Bolsas de Valores, sendo as mais importantes a The New York Stock Exchange e a Nasdaq Stock Market.

 

Corretora de Valores

Instituição financeira responsável pela intermediação da oferta de ações entre vendedores e compradores de ações, para aumento da liquidez dos papéis. Antigamente os Corretores de valores mobiliários recebiam ordens de compra e venda de ações por telefone e executavam essas ordens ou pessoalmente ou com ajuda de outros Corretores na sede da Bolsa de Valores. Hoje a maioria foi substituído por softwares que executam essas ordens pela Internet, o chamados home brokers. As mais destacadas Corretoras de Valores do Brasil são a BB DTVM, a independente XP Investimentos – como são chamadas as Corretoras que originalmente não estão vinculadas a bancos – e a Nu invest (ex-Easyinvest). Nos EUA, as maiores são Interactive Brokers, TD Ameritrade e a independente Charles Schwab, que serviu de inspiração à XP. Na Europa, as mais destacadas seriam a inglesa Freetrade e as suíças CIM Banque e Dukascopy, países selecionados pela tradição e regulação da atividade financeira.

 

Blockchain

Tecnologia nova e tão disruptiva quanto a própria Internet, a Blockchain é uma espécie de livro de registros contábeis que funciona em rede digital de forma totalmente descentralizada, portanto, até agora impossível de ser danificada. É a base da criação e custódia do Bitcoin e outros criptoativos. Saiba mais sobre Blockchain, Bitcoin, criptoativos e exchanges no artigo Revolução Digital, Blockchain e Cripto™ – Moedas Privadas e Finanças Descentralizadas.

 

Exchanges

Exchanges são corretoras de criptoativos. É como são chamadas as corretoras de valores que realizam a intermediação de ativos intangíveis criptografados. São as principais instituições financeiras do sistema das Finanças Descentralizadas (DeFi, na sigla em Inglês). As mais destacadas Exchanges, segundo o site CoinMarketCap, são a Binance, FTX, Coinbase, Kraken, Crypto e Huobi, a maioria delas com sede em Paraísos Fiscais porém com operações em vários países e negócios no mundo todo pela Internet.

 

Criptoativos

Criptoativos são ativos virtuais, espécie de bens móveis incorpóreos de fácil transferência que estão no plano das idéias, da ficção jurídica. Segundo o International Financial Reporting Interpretations Committee (IFRIC), a organização jurídica do International Accounting Standards Board (IASB), criptoativos ou criptomoedas são ativos intangíveis porque “não monetários identificáveis, sem substância física […] não são moeda de curso legal (dinheiro) nem tampouco instrumento patrimonial de outra entidade”. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apresentou Alerta no sentido de que “criptoativos são ativos virtuais, protegidos por criptografia, presentes exclusivamente em registros digitais“.

 

Criptomoedas

Criptomoedas são moedas privadas digitais acessadas na Blockchain por meio de criptografia. A pioneira e principal criptomoeda é a Bitcoin.

 

Stablecoin

Stablecoins são criptomoedas lastreadas em moedas estatais (fiduciárias). O emitente da stablecoins promete custodiar uma unidade monetária de moeda fiat para cada stablecoin emitida. Particularmente, apesar de a stablecoin se parecer com uma criptomoeda, entendo que ela é, em realidade, um token de moeda fiduciária, desde que o emissor cumpra a promessa de paridade 1-1.

 

Tokens

Tokens são certificados digitais de custódia de bens fungíveis e infungíveis. São como os certificados de depósito tradicionais (warrants), só que digitais, portanto, também acessados na Blockchain por meio de criptografia. Existem basicamente 4 tipos de tokens, tokens de pagamento, tokens utilitários, tokens de segurança e tokens de ativos não fungíveis (NFT, na sigla em Inglês).

 

Fan Tokens

Fan Tokens são tokens utilitários que garantem a um torcedor (fã) preferência, vantagens e benefícios de seu time preferido ou artista como investimentos, votos, participação em conferência etc. Do ponto-de-vista do clube é uma forma de arrecadar fundos no universo das Finanças Descentralizadas (DeFi, na sigla em Inglês). Do ponto-de-vista do investidor/torcedor, é uma forma de ficar mais próximo e interagir com seu time e escolher músicas de abertura, comprar ingressos, participar de promoções e infinitas oportunidades.

 

Stake/Staking

Stake é o empréstimo de criptomoedas à Blockchain em troca de rendimentos ou recompensas, seja em criptomoedas seja em outros criptoativos. É um método de mineração passiva, sem uso de máquinas e placas-mãe. O stake pode ser realizado de maneira flexível, em que o financiador poderá sacar suas criptomoedas quando quiser, e programado, com mais rendimentos, porém, com bloqueio das criptomoedas.

 

Launchpad

Launchpad é um pólo de compra de tokens antes do seu lançamento.

 

Launchpool

Launchpoll é um pólo de premiação em tokens antes ou depois do seu lançamento – geralmente antes, pois quando do lançamento os tokens acabam – àqueles investidores dispostos a realizar stake de suas criptomoedas. A Binance por exemplo entregou o Santos FC Fan Token, com lançamento em 1º de dezembro de 2021, àqueles investidores que mantiveram a criptomoeda Binance Coin (BNB) ou sua stablecoin Binance USD (BUSD) em farming (empréstimo) junto a plataforma.

 

 

Quando os fan tokens surgiram e quais os principais Atores (Key Players) do mercado e seus benefícios?

 

Os fan tokens são tokens utilitários que surgiram em 2018.

 

Montax selecionou 4 players de negociação que reúnem características como inovação, popularidade e segurança combinadas.

 

São elas a Socios.com, a Binance, a Mercado Bitcoin e a NovaDAX.

 

Seguem comentários sobre cada uma delas, suas vantagens e desvantagens.

 

Socios.com

 

A socios.com é a plataforma criadora do conceito “fan token” em 2018, de propriedade da Socios Services Limited (C 91496) e Mediarex Enterprises Limited (C 73768).

 

Ela oferta aproximadamente 89 tokens de fãs e emite inclusive o token utilitário com cara de criptomoeda para a negociação de fan tokens, o Chiliz (CHZ), de propriedade das empresas HX Entertainment Limited (C 77290) e Mediarex Enterprises Limited (C 73768).

 

Portanto, as donas do site Socios.com e Chiliz.com se confundem em uma simbiose positiva para o mercado cripto e de fan tokens.

 

Vantagem Competitiva

 

A principal vantagem competitiva da Socios.com é a especialização (Porter).

 

É nessa plataforma que o torcedor consegue interagir com o time. A plataforma Socios.com só negocia tokens de fãs, mais nada.

 

A Chiliz tem escritório no Brasil e a conta da Socios.com pode ser abastecida com PIX quando configurado para R$ (perfil/configurações/definições).

 

Para contas de outros países e transferências internacionais, a Socios.com tem parceria com as fintechs AstroPay e Skrill, além de aceitar cartões de crédito, claro.

 

Dica: Se você é torcedor do time de futebol/empresa futebolística Associazione Calcio Milan SpA, a associação de futebol Milan ou simplesmente AC Milan, preste atenção na fintech Skrill poir ela é patrocinadora do AC Milan, empresa time ainda não listada na Borsa Italiana, Bolsa de Milão e principal Bolsa de Valores da Itália. A Skrill promete prêmios aos correntistas como “entrevistas com jogadores, brindes e descontos exclusivos na loja do AC Milan”, mais uma vantagem àqueles torcedores do AC Milan que pretendem adquirir o fan token ACM.

 

Desvantagem

 

Só negocia com a Chiliz (CHZ).

 

Binance

 

É a maior corretora de criptoativos (exchange) do mundo.

 

A Binance oferta apenas 3 fan tokens, porém, permite “rendimentos” com operações tipo stake/staking (“aluguel”) de criptomoedas em pólos de compra antes do lançamento (launchpad) ou premiação (lauchpool) de tokens de fãs por meio do utility token Chiliz (CHZ), da criptomoeda Binance Coin (BNB) e da stablecoin Binance USD (BUSD).

 

Vantagem Competitiva

 

Liquidez. É a maior exchange do mundo, então, o investidor não terá dificuldades em vender seus fan tokens.

 

Oferece fan tokens como recompensas de launchpool.

 

Abastecimento da conta na exchange por meio da Chave PIX à intermediária Capitual Instituição de Pagamentos Ltda. (CNPJ 34.942.560/0001-87), além de cartões de crédito.

 

Desvantagem

 

Oferta poucos fan tokens.

 

E a plataforma não é clara acerca da interatividade com o time para quem aduirir fan tokens por ali.

 

Não tem escritório no Brasil.

 

É empresa polêmica sediada em Paraíso Fiscal alvo de alertas de operações irregulares de Comissões de Valores Mobiliários do mundo todo (Fonte: Portal do Bitcoin).

 

Há vários relatos de problemas no site de reclamações de consumidores ReclameAQUI.

 

Mercado Bitcoin

 

É a maior exchange do Brasil em volume de clientes.

 

A Mercado Bitcoin é de longe a principal corretora de criptoativos brasileira negociadora de fan tokens, pois começou há ofertar esses criptoativos há quase 1 ano.

 

A Mercado Bitcoin tem inclusive um link “Fan Tokens”, destacado do link “Utility Tokens” – onde oferece inclusive a a Chiliz (CHZ) -, oferecendo ao mercado aproximadamente 26 fan tokens de times de futebol e até UFC.

 

Vantagem Competitiva

 

Além de ser uma exchange brasileira, a plataforma tem um design muito amigável e os sócios podem ser facilmente encontrados no Linkedin.

 

Desvantagem

 

Também não é clara acerca da interatividade com o time para quem adquirir fan tokens por ali.

 

É apenas intermediadora da pioneira Socios.com, logo, oferece menos opções e provavelmente com preços um pouco acima do mercado.

 

NovaDAX

 

É a exchange do Brasil de maior Capital Social.

 

A NovaDAX não oferta fan tokens senão o token utilitário necessário à sua negociação, a Chiliz (CHZ), e permite a transferência desse criptoativo para sua conta na Socios.com.

 

Vantagem Competitiva

 

A segurança de negociar em uma exchange do Brasil de elevado Capital Social.

 

Desvantagem

 

Exchange ainda não negocia fan tokens diretamente, como a pioneira Socios.com ou as concorrentes Mercado Bitcoin e Binance.

 

 

O que os fan tokens não são!

 

As plataformas de negociação de fan tokens esclarecem “o que são fan tokens”, mas, não deixam claro aquilo que os fan tokens não são: Fan tokens não são ações de empresas/times de futebol, logo, ao adquirir um fan token você não se torna sócio do clube ou associado ao clube de futebol, muito menos acionista ou pequeno dono de um time/empresa de futebol senão apenas possível participante de eventuais promoções da associação esportiva como votações em ações de marketing ou participação em eventos exclusivos como almoço com Jogadores ou projetos como a construção de uma arquibancada, a contratação de um jogador etc.

 

Se você é torcedor e fã de um time de futebol, mas, não está familiarizado com o mercado financeiro ou o mercado cripto, fique atento a esses  detalhes!

 

 

Consulte abaixo no Quadro Comparativo de Exchanges

 

 

Vale a pena investir em fan tokens?

 

Não é fácil responder a essa pergunta porque os fan tokens são criptoativos, classe de ativos financeiros com menos de 20 anos de existência.

 

E porque sua categoria como token utilitário existe há menos de 5 anos, logo, podem ser considerados investimentos de altíssimo risco.

 

Porém, alguns investimentos não servem apenas para auferir lucros, como veículos, títulos de clubes e até imóveis, mas, para trazer status, segurança ou conforto.

 

Em suma, nem tudo que adquirimos tem vantagens financeiras senão políticas e sociais ou até emocionais.

 

É como o “sonho da casa própria”. As vezes sai mais barato e melhor alugar, mas, tem gente que sonha com um imóvel “eu seu nome”.

 

Com base nessa premissa, Montax avalia e sugere a aquisição de fan tokens somente de times dos quais o você, investidor, é realmente um fã, um torcedor fanático, e gostaria de avaliar seu conhecimento acerca do time do coração em uma plataforma, dar “palpites” de resultados de jogos antes do início das partidas e, quem sabe, participar de interações com o clube e Jogadores exclusivas ao titulares de fan tokens.

 

 

Por onde devo começar a investir em fan tokens?

 

Montax entende que a negociação de fan tokens deve partir diretamente da plataforma Socios.com, abastecida de Chiliz (CHZ) por meio de PIX para quem está no Brasil ou pelas fintechs AstroPay e Skrill para quem estiver no exterior.

 

A exchange Mercado Bitcoin é muito fácil de usar e adquirir fan tokens, chamando nossa atenção tanto a velocidade no abastecimento da conta via PIX quanto a possibilidade de comprar fan tokens com R$ (Reais) (!), sem precisar adquirir um utility token, criptomoeda ou stablecoins antes.

 

Ponto para o Mercado Bitcoin.

 

Porém, não está claro na Mercado Bitcoin como o titular do fan token ali adquirido vai interagir com o seu time: Aparentemente só poderá fazê-lo dentro da plataforma Socios.com e se sua conta lá estiver abastecida de Chiliz (CHZ) e fan tokens.

 

A Binance oferece poucas opções de fan tokens, mas, tem como vantagens a liquidez e a possibilidade de investimentos de criptomoedas para obter recompensas em fan tokens. E também não deixa claro o nível de interação com o time de futebol.

 

A NovaDAX como dissemos até o momento da publicação deste artigo ainda não negocia fan tokens.

 

Resumindo, se quiser adquirir fan tokens recomendamos seriamente que o faça diretamente da plataforma Socios.com.

 

 

Consulte abaixo no Quadro Comparativo de Exchanges

 

 

Principais fan tokens do mercado

 

Montax listou alguns da daqueles que considera os principais fan tokens disponíveis no mercado, lembrando que esta exposição é apenas para efeito didático e não representa sugestão de investimento de forma alguma.

 

Você é maior de 18 anos e realizará investimentos por sua conta e risco.

O ACM Fan Token é o token de fã do AC Milan, considerado o 5ª maior time de futebol da história, segundo o site Campeões do Futebol, ficando atrás apenas de clubes de futebol como o Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique e seu rival local, a Juventus.

 

 

O BAR Fan Token é o token de fã do Barcelona, considerado o 2ª maior time de futebol da história, ficando atrás apenas de seu rival na Espanha, o Real Madrid.

 

 

O JUV Fan Token é o token de fã do Juventus, considerado o 4ª maior time de futebol da história, ficando atrás apenas do Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique.

 

 

O PSG Fan Token é o token de fã do Paris Saint Germain e fan token pioneiro.

 

 

SCCP Fan Token, o token de fã do Corinthians, vale a pena? E o SCCP Fan Token, o token de fã do São Paulo Futebol Clube, quando vai sair?

 

Considerando as Hipóteses de Emprego (HE) da Estratégia de Clausewitz, com enfoque na especulação, analisando os fan tokens dos times de futebol de São Paulo-SP como sistemas, e levantando questões sobre fatores críticos (Strange) para identificar o Centro de Gravidade (CG), tentamos responder as seguintes indagações:

 

a) Qual o objetivo do sistema? (Arrecadar fundos);

b) Como o sistema é capaz de atingir o objetivo? (Campanhas publicitárias);

c) Qual Ator (pessoa ou organização) consegue atingir o objetivo e pode ser o CG? (Clube de Futebol);

d) O que precisa para funcionar, qual fator crítico? (Notícias da mídia).

 

Montax entende que o SCCP Fan Token (Corinthians) e o SPFC Fan Token (ainda não listado) serão os tokens de fãs com maior tendência à valorização, por uma razão muito simples, a Razão Econômica: Estado de São Paulo é o estado mais rico da federação e os consumidores paulistanos, torcedores dos times de futebol paulistas têm muito mais apetite por investimentos digitais.

 

Conforme o próprio São Paulo FC anunciou no site São PAULO F.C. em 6 de outubro de 2021, o time de futebol paulista não somente terá seu fan token como também firmou parceria com o Socios.com, que passará a estampar sua logomarca na camisa do time.

 

É óbvio que os fan tokens não são as melhores opções de investimento se o investidor analisar esse ativo financeiro com base apenas no lucro financeiro.

 

Ele deve ser adquirido por quem é torcedor fanático do clube, logo, o ideal é investidor em fan tokens de times de futebol no qual você, torcedor/investidor tem um vínculo emocional.

 

Segundo o especialista em Investimentos Esportivos Fernando Verchai, os melhores fan tokens para investimento, do ponto-de-vista exclusivamente econômico-financeiro, são fan tokens dos times de futebol europeus que funcionam como verdadeiras empresas e que estão listados nas Bolsas de Valores de Londres, Frankfurt, Milão e Espanha.

 

 

O SCCP Fan Token é o token de fá do Sport Club Corinthians Paulista, nome oficial do Corinthians.

 

 

Segundo o site BeInCrypto, o MENGO Fan Token, token de fá do Clube de Regatas do Flamengo, nome oficial do Flamengo, vendeu 1,5 milhão de fan tokens em menos de 2h, arrecadando R$ 16,6 milhões.

 

 

Quadro Comparativo de Exchanges

 

SITE www.socios.com www.binance.com www.mercadobitcoin.com.br www.novadax.com.br
SEDE DA EMPRESA ESTÔNIA ILHAS CAYMAN BRASIL BRASIL
DOCUMENTO NECESSÁRIO IDENTIDADE IDENTIDADE NENHUM, só o nº do CPF IDENTIDADE
ABASTECIMENTO COM PIX SIM, pela Simplebras SIM, pela Capitual SIM, pelo Meubank SIM
FAN TOKENS APROXIMADAMENTE 90 APROXIMADAMENTE 3 APROXIMADAMENTE 26 NÃO TEM
INTERAÇÃO COM O TIME SIM SIM, com restrições NÃO NÃO
CRIPTOMOEDA DE TROCA Chiliz (CHZ) CHZ, BNB e BUSD QUALQUER UMA NÃO SE APLICA
LIQUIDEZ ALTA MÉDIA ALTA NÃO SE APLICA
LAUNCHPAD DE FAN TOKENS SIM SIM NÃO NÃO SE APLICA
LAUNCHPOOL DE FAN TOKENS SIM SIM NÃO NÃO SE APLICA
FILIAÇÃO À ABCRIPTO NÃO NÃO SIM SIM

 

 

PROGRAMA DE REFERÊNCIA

A fintech canadense de empréstimos Ledn promete um rentabilidade de 9,5% ao ano para investimentos a partir de 75 USDC (stablecoin de paridade com o dólar dos EUA), e você ainda ganha 50 USD por cada indicação.

A Ledn está muito bem ranqueada no Trust Pilot, empresa dinamarquesa de avaliações de corretoras pelos consumidores – espécie de ReclameAQUI internacional – fundada em 2007 e mundialmente conhecida por hospedar avaliações de pessoas do mundo todo.

 

 

 

SOBRE O AUTOR

MARCELO CARVALHO DE MONTALVÃO é diretor da Montax Inteligência, franquia de Inteligência & Investigações que já auxiliou centenas de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas como PSA Group (Peugeot Citroën), Cyrela, LG Eletronics, Localiza Rent A Car, Sara Lee, Kellog, Tereos, Todeschini, Sonangol Oil & Gas, Chinatex Grains and Oils, Generali Seguros, Estre Ambiental, Magneti Marelli, Banco Pan, BTG Pactual, Banco Alfa, W3 Engenharia, Geowellex, Quantageo Tecnologia e muitas outras marcas.

Especialista em Direito Penal Econômico e solução de crimes financeiros como estelionato (fraude), fraude a credoresfraude à execuçãoevasão de divisas e “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores.

Autor do livro Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa.

Conecte-se com Marcelo no LinkedIn

Ouça o Marcelo no YouTube

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Due Diligence | Pesquisa de Bens | Investigação Empresarial | Compliance Intelligence

 

 

Rio de Janeiro – RJ

Rua Figueiredo Magalhães, 387/801 – Copacabana – CEP: 22031-011

Telefone + 55 (21) 2143-6516

WhatsApp +55 (21) 99682-0489

E-mail montax@montaxbrasil.com.br


www.montaxbrasil.com.br 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Montax Inteligência Ltda.
CNPJ 11.028.620/0001-55
Copyright © 2009

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.