“Quem está na chuva é para se molhar”, diz o ditado popular. A Internet facilitou a vida da gente, mas, é um campo minado. Esteja preparado.

 

Porque existem riscos em qualquer estrada, seja ela uma rodovia física ou digital. A novidade agora são os malwares e spywares de aplicativos para celular, afinal, os smartphones são verdadeiros computadores portáteis.

 

Aqui vão algumas dicas para navegar com mais segurança na Internet por meio de aparelhos de telefone celular.

 

1 – Descubra softwares maliciosos ou programas espiões

 

Quer descobrir se você está sendo rastreado pelo seu smartphone?

Ligue *#21#

Se uma das respostas automáticas for “sim” ou “positivo” ou “positivado”, suas mensagens podem estar sendo encaminhadas.

 

Seu telefone pode estar sendo monitorado.

 

Para eliminar esse rastreamento, ligue

 

##002# 

 

 

2 – Aplicativos “cavalo-de-tróia”

 

Para deletar aplicativos rastreadores instalados voluntária ou involuntariamente em seu celular, acesse “configurações”, depois “App e notificações”, “Informações do app” ou “gerenciar app”, selecione os aplicativos suspeitos e clique em “desinstalar”.

 

Se não conseguir desinstalá-lo por aqui, tente procurar “Apps do administrador do dispositivo”.

 

 

3 – Contraespionagem do WhatsApp

 

No Whatsapp, vá até os 3 pontinhos do canto superior direito e clique em “Whatsapp Web”.

 

Se ao invés da câmera de captura do QR Code aparecer alguma imagem relacionada a conexão com a Internet, clique no botão “desconectar”.

 

 

4 – Fraude do pedido de “empréstimo” pelo WhatsApp

 

Fraudadores também simulam ser seus familiares e amigos criando perfis falsos deles no WhatsApp.

 

Esse tipo de fraude em que o fraudador se disfarça de um amigo ou familiar com um perfil falso no WhatsApp, geralmente um número de telefone estranho, apenas com a imagem fotográfica usada pela pessoa de seu círculo social ou familiar, e alega problemas financeiros pontuais e que serão sanados “em 24h”.

 

O larápio finge ser seu filho ou sócio e pede dinheiro, e fornece dados bancários de pessoas totalmente estranha – geralmente a conta de um “laranja” na Caixa Econômica Federal.

 

Erros de Português e dados bancários estranhos são os aspectos que ajudam as vítimas a perceber que estão sendo enganadas.

 

Simplesmente não realize TED, DOC ou PIX em favor de contas bancárias que não sejam no CPF/CNPJ ou e-mail ou código PIX efetivos de seu familiar ou amigo em “apuros financeiros”.

 

E faça um Boletim de Ocorrência Policial. Algumas delegacias o fazem inclusive online.

 

 

Gostou das dicas?

 

Então compartilha!

 

 

COMPRE AQUI

 

São 5 Capítulos e 1 bônus especial, no caso

 

Introdução

 

Capítulo 1 – Técnicas de Espionagem Fáceis e Absolutamente Legais

 

Capítulo 2 – Como Usar Inteligência na Busca de Ativos

 

Capítulo 3 – Definições de Ativos Financeiros

 

Capítulo 4 – Briefing Secreto de Pesquisa de Bens & Recuperação de Ativos no Brasil e nos EUA

 

Capítulo 5 – Cartórios: Em quais, onde e como pesquisar?

 

BÔNUS ESPECIAL – Sistemas de Busca de Bens na Justiça

 

 

 

 

Quer realizar Pesquisa de Bens e Recuperação de Ativos Financeiros?

Envie uma mensagem para montax@montaxbrasil.com.br ou WhatsApp (21) 99682-0482 informando a) CPF/CNPJ dos Atores de interesse e b) A quantia que pretende recuperar

 

 

SOBRE O AUTOR

Marcelo Carvalho de Montalvão é diretor da Montax Inteligência, franquia de Inteligência & Investigações que já auxiliou centenas de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas como Cyrela, LG Eletronics, Localiza Rent A Car, Sara Lee, Kellog, Tereos, Sonangol Oil & Gas, Chinatex Grains and Oils, Generali Seguros, Estre Ambiental, Magneti Marelli, Banco Pan, BTG Pactual, Banco Alfa, W3 Engenharia, CWA Consultores, Geowellex e muitas outras marcas.

Advogado criminalista em especialista em Direito Penal Econômico e solução de estelionato (fraude), fraude a credores, fraude à execução, evasão de divisas e “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, due diligence e Inteligência para recuperação de ativos financeiros.

Autor do livro “Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa” e do “Manual de Inteligência – Busca de Ativos & Investigações” comentados AQUI.

Conecte-se com Marcelo no LinkedIn

Ouça o Marcelo no YouTube

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *