“Quem está na chuva é para se molhar”, diz o ditado popular. A Internet facilitou a vida da gente, mas, é um campo minado. Esteja preparado.
Porque existem riscos em qualquer estrada, seja ela uma rodovia física ou digital. A novidade agora são os malwares e spywares de aplicativos para celular, afinal, os smartphones são verdadeiros computadores portáteis.
Aqui vão algumas dicas para navegar com mais segurança na Internet por meio de aparelhos de telefone celular.
1 – Descubra softwares maliciosos ou programas espiões
Quer descobrir se você está sendo rastreado pelo seu smartphone?
Ligue *#21#
Se uma das respostas automáticas for “sim” ou “positivo” ou “positivado”, suas mensagens podem estar sendo encaminhadas.
Seu telefone pode estar sendo monitorado.
Para eliminar esse rastreamento, ligue
##002#
2 – Aplicativos “cavalo-de-tróia”
Para deletar aplicativos rastreadores instalados voluntária ou involuntariamente em seu celular, acesse “configurações”, depois “App e notificações”, “Informações do app” ou “gerenciar app”, selecione os aplicativos suspeitos e clique em “desinstalar”.
Se não conseguir desinstalá-lo por aqui, tente procurar “Apps do administrador do dispositivo”.
3 – Contraespionagem do WhatsApp
No Whatsapp, vá até os 3 pontinhos do canto superior direito e clique em “Whatsapp Web”.
Se ao invés da câmera de captura do QR Code aparecer alguma imagem relacionada a conexão com a Internet, clique no botão “desconectar”.
4 – Fraude do pedido de “empréstimo” pelo WhatsApp
Fraudadores também simulam ser seus familiares e amigos criando perfis falsos deles no WhatsApp.
Esse tipo de fraude em que o fraudador se disfarça de um amigo ou familiar com um perfil falso no WhatsApp, geralmente um número de telefone estranho, apenas com a imagem fotográfica usada pela pessoa de seu círculo social ou familiar, e alega problemas financeiros pontuais e que serão sanados “em 24h”.
O larápio finge ser seu filho ou sócio e pede dinheiro, e fornece dados bancários de pessoas totalmente estranha – geralmente a conta de um “laranja” na Caixa Econômica Federal.
Erros de Português e dados bancários estranhos são os aspectos que ajudam as vítimas a perceber que estão sendo enganadas.
Simplesmente não realize TED, DOC ou PIX em favor de contas bancárias que não sejam no CPF/CNPJ ou e-mail ou código PIX efetivos de seu familiar ou amigo em “apuros financeiros”.
E faça um Boletim de Ocorrência Policial. Algumas delegacias o fazem inclusive online.
Gostou das dicas?
Então compartilha!
Introdução
Capítulo 1 – Técnicas de Espionagem Fáceis e Absolutamente Legais
Capítulo 2 – Como Usar Inteligência na Busca de Ativos
Capítulo 3 – Definições de Ativos Financeiros
Capítulo 4 – Briefing Secreto de Pesquisa de Bens & Recuperação de Ativos no Brasil e nos EUA
Capítulo 5 – Cartórios: Em quais, onde e como pesquisar?
BÔNUS ESPECIAL – Sistemas de Busca de Bens na Justiça
Quer realizar Pesquisa de Bens e Recuperação de Ativos Financeiros?
Envie uma mensagem para montax@montaxbrasil.com.br ou WhatsApp (21) 99682-0482 informando a) CPF/CNPJ dos Atores de interesse e b) A quantia que pretende recuperar
SOBRE O AUTOR
Marcelo Carvalho de Montalvão é diretor da Montax Inteligência, franquia de Inteligência & Investigações que já auxiliou centenas de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas como Cyrela, LG Eletronics, Localiza Rent A Car, Sara Lee, Kellog, Tereos, Sonangol Oil & Gas, Chinatex Grains and Oils, Generali Seguros, Estre Ambiental, Magneti Marelli, Banco Pan, BTG Pactual, Banco Alfa, W3 Engenharia, CWA Consultores, Geowellex e muitas outras marcas.
Advogado criminalista em especialista em Direito Penal Econômico e solução de estelionato (fraude), fraude a credores, fraude à execução, evasão de divisas e “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, due diligence e Inteligência para recuperação de ativos financeiros.
Autor do livro “Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa” e do “Manual de Inteligência – Busca de Ativos & Investigações” comentados AQUI.
Conecte-se com Marcelo no LinkedIn
Ouça o Marcelo no YouTube