Se você chegou até aqui é porque decidiu investir em ouro, não importa o motivo. Se para fazer hedge, por medo do colapso do sistema financeiro ou simplesmente quer aproveitar a rentabilidade do ouro.
O fato é que você não precisa mais ouvir sobre as vantagens de investir em ouro. Agora você só precisa aprender a comprar ouro com Inteligência Financeira.
Qualquer uma das formas de investir em ouro é melhor que nenhuma. Você deve apenas selecionar o produto ou serviço mais adequado ao seu perfil de investidor, bem como o Key Player, Ator (pessoa ou organização) ou participante do mercado, de sua confiança.
Se ouro físico ou escritural (papel), ações de mineradoras de ouro ou fundos de índice dessas companhias, de uma instituição financeira ou diretamente do Garimpeiro, o modo de aquisição e característica do produto/serviço dependem da sua estratégia de investimento em ouro.
Montax Inteligência listou 7 maneiras de comprar ouro com Inteligência Financeira e elaborou um quadro “Como Investir em Ouro”.
Caro leitor,
Não somos um banco nem corretora de valores, somos uma agência de Inteligência Financeira & Investigação Empresarial.
Portanto, não temos o rabo preso com ninguém, muito menos com as empresas e categorias profissionais mencionadas neste artigo.
As dicas que vamos passar aqui podem desagradar um ou outro participante do mercado, afinal, a margem de lucro e o faturamento bruto de muitos negócios dependem da Inteligência Financeira e do desconhecimento da maioria das pessoas acerca das fontes de fornecimento do ouro, dos sistemas de negócios e da cadeia produtiva do ouro e da legislação da mineração de ouro.
O que você vai ler aqui:
#1- Ouro Físico
#2- Ouro Escritural (Papéis)
#3- BDR – Brazilian Depositary Receipts, ou seja, Certificados de Depósitos de Ações de Mineradoras de Ouro no Exterior
#4- Ações de Mineradoras de Ouro dos EUA
#5- ETF – Exchange-traded Funds, também chamados “Fundos de Índice”
#6- Quotas de Sociedade em Conta de Participação (SCP) de Mineradoras do Brasil
#7- Tokens de ouro, criptoativos lastreados em ouro
Aqui vamos explicar como comprar ouro e onde comprar ouro, seja ouro físico seja ouro escritural (papéis), ou seja, ouro ativo financeiro ou instrumento cambial.
Ou indiretamente por meio de BDRs (Certificados de ações), ações de mineradoras de ouro nos Estados Unidos da América ou ETFs (fundos de índice), da aquisição de quotas de sociedades em conta de participação (SCP) de mineradoras do Brasil, ou ainda, tokens de ouro (criptoativos).
A forma de investimento depende do perfil do investidor, se conservador ou mais arrojado – sim, mesmo entre aqueles que investem em ouro existem formas de investimento mais ou menos arriscadas -, conforme o tipo de ouro, o local de aquisição, local de custódia e valor investido.
Sua estratégia de investimento, risco e complexidade da operação podem fazer a diferença a longo prazo.
Para tornar tudo mais fácil, criamos um quadro “Como Investir em Ouro” (abaixo).
Agora, chega de enrolação e vamos ao que interessa.
#1- Ouro físico
Seja comprador pessoa física seja pessoa jurídica, você/sua empresa podem comprar ouro mercadoria, considerado matéria-prima de joias e que recolhe em média 5% de ICMS, ou ouro ativo financeiro ou instrumento cambial, considerado moeda-de-troca como qualquer outra e que recolhe apenas 1% de IOF.
Ouro ativo financeiro ou instrumento cambial é uma moeda, apenas não foi emitida por um Banco Central. Mas é por ele fiscalizado.
Qualquer cidadão ou empresa pode comprar ouro físico no preço da cotação internacional, em dólar.
Se quiser comprar abaixo da cotação, terá que comprar no local de produção (garimpo) diretamente de um Garimpeiro ou cooperativa ou associação de garimpeiros como instituição financeira do tipo Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM), ou Agente Autônomo de Investimentos (AAI) representante de uma Corretora de Valores.
Explicamos essas diferenças e cadeias produtivas da indústria da mineração do ouro de maneira mais técnica em nosso artigo “Comprar Ouro – Estratégia e Compliance do Negócio“.
Vamos à parte prática da compra de ouro físico. Onde comprar.
Comprar ouro físico no Banco do Brasil S/A
O maior negociante de ouro ativo financeiro ou instrumento cambial do Brasil é o Banco do Brasil S/A.
Você precisa ter uma conta corrente no Banco do Brasil para comprar ouro físico do Banco do Brasil.
O Banco do Brasil S/A vende ouro físico em lingotes de ouro (250 g), diretamente ao correntista do banco, que podem ser retirados na própria agência bancária.
Comprar ouro físico na B3
A B3 também vende ouro físico em lingotes de ouro puro de 250 g sob o código OZ1D, retirados na própria sede da B3 em São Paulo – SP ou agência de instituição financeira indicada, comprados por meio de Corretora de Valores, arcando o comprador com as despesas de transporte (seguro).
As razões pelas quais 2 das instituições financeiras mais respeitadas do Brasil (BB e B3) só venderem ouro físico em barras de 250 g é a liquidez do ouro para o mercado financeiro nesse peso e composição.
Pense bem se você quer andar com uma barra de ouro de aproximadamente R$ 80 mil no bolso de uma agência do BB ou sede da B3 na capital paulista até sua casa, seja onde for.
Comprar ouro físico em DTVM
Sabendo que muitos investidores não têm condições de comprar lingotes de 250 g de ouro físico ou não querem ter despesas operacionais, trabalho ou risco de transportar ouro físico da sede ou agência de uma instituição financeira até sua casa, algumas instituições financeiras Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMs) oferecem barras de ouro em tamanhos menores.
E serviço de entrega pelos Correios, devidamente segurados.
Empresas como Ourominas, Reserva Metais, Parmetal e muitas outras DTVMs oferecem ouro físico entregues em sua casa em moedas de ouro ou barras de ouro de tamanho e peso variados.
O cliente seleciona o produto e forma de pagamento, no preço da cotação do metal precioso, arcando com o seguro (2%) e o frete postal no valor do Sedex no peso do metal.
A maioria delas garante recomprar o ouro físico, desde que não violado o lacre de segurança e preservadas as características da embalagem do produto.
Ao preço de mercado e com o deságio de qualquer casa de câmbio, é claro.
A vantagem das DTVM são os serviços de entrega e resgate do ouro na “recompra”, quando você decide liquidar sua posição e vender seus metais: Eles vão até sua casa, às vezes até no mesmo dia – ao menos no eixo Rio-São Paulo – e realizam o pagamento do valor da cotação em aproximadamente 1h.
Comprar ouro físico diretamente do Garimpeiro
Você só pode comprar ouro diretamente de Garimpeiro ou associação ou cooperativa de mineradores, por preço abaixo da cotação, se for uma Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) ou Agente Autônomo de Investimentos (AAI).
Explicamos isso no artigo “Comprar Ouro – Estratégia e Compliance do Negócio“.
São locais remotos, pobres e perigosos.
Grandes empreendedores da mineração começaram ali, como o próprio Eike Batista. Os preços são baixos mas os riscos são altos. Esteja preparado.
Vantagens versus Desvantagens do ouro físico
A vantagem de possuir ouro físico em sua casa é que se houver um colapso do sistema financeiro ou ou “crack” da Bolsa de Valores ou outra Grande Recessão, você tem ouro físico, único produto/moeda comprovadamente valiosa ao longo de milênios.
A liquidez é menor que o de uma moeda forte em uma casa de câmbio, porém, é maior que o da venda de cabeças de gado a um frigorífico.
E se você tiver dívidas judiciais dificilmente o ouro físico custodiado por você mesmo em sua própria casa será penhorado e leiloado para a quitação das dívidas. Outra vantagem: Pouco ouro vale muito e cabe em seu bolso.
A desvantagem é a segurança, afinal, empregados corruptos de instituições financeiras ou dos próprios Correios e outras empresas de transporte de mercadorias podem saber que você é um investidor, onde mora e deduzir o local de custódia do ouro físico.
Se decidir alugar um cofre na agência do Banco do Brasil ou outra instituição financeira designada, pagará aluguel do cofre e não estará livre do risco de perda do investimento em caso de falência do banco, colapso da economia mundial, guerras etc.
#2- Ouro Escritural (Papéis)
Ouro escritural é também chamado de ouro de papel.
É ouro, mas, no lugar de uma barra de ouro, a instituição financeira te entrega uma Escritura, um Certificado de papel que garante ao comprador de ouro a propriedade do ouro e a revenda do metal por meio desse papel, à própria instituição.
O ouro na sua forma escritural pode ser negociado tanto no Banco do Brasil S/A quanto na B3, porém, como não tem despesas de transporte e segurança podem ser negociados em porções menores de ouro, os chamados “lotes fracionados”.
Comprar ouro escritural no Banco do Brasil S/A
A partir de 25 g e seus múltiplos, o correntista do Banco do Brasil S/A poderá comprar Ouro Escritural, que representará ouro físico custodiado pelo BB.
O correntista do BB pode comprar ouro escritural em lingotes de ouro puro de 250 g ou “lotes fracionados” de 25 g e seus múltiplos, cada um, todos custodiados pelo BB.
Comprar ouro escritural na B3
O não correntista do BB pode comprar Ouro Escritural da B3, por meio de uma Corretora de Valores, que ficará custodiado em uma instituição financeira (IF) indicada pela B3.
A B3 também vende ouro escritural por meio de Corretora de Valores em lingotes de ouro puro de 250 g (código OZ2) e lotes fracionados de 10 g ou 0,225 g custodiados pela B3 (código OZ3).
Vantagens versus Desvantagens do ouro escritural
A vantagem de possuir ouro escritural é a segurança financeira, afinal, ele estará custodiado por instituições financeiras tradicionais. E a segurança orgânica, física, sua e de seus familiares, afinal, haverá menor risco de furto e roubo na sua casa.
A desvantagem é o risco de falência ou colapso. É um risco remoto mas existe. Se você é homem e tem mais de 18 anos de idade sabe que essa história de “um banco sólido” é uma bobagem porque bancos grandes e antigos também vão à falência.
E gestores corruptos podem vender o mesmo ouro para várias pessoas. Já pensou um banco vender 1 Kg de ouro escritural em 100 Certificados de 1 Kg para 100 pessoas diferentes.
Isso seria crime de gestão fraudulenta ou gestão temerária.
Acesse os sites dos Tribunais Regionais Federais que verá listas de gestores que respondem ações penais públicas nesse sentido.
#3- BDR – Brazilian Depositary Receipts, Certificados de Depósitos de Ações de Mineradoras de Ouro no Exterior
No Brasil não existe nenhuma empresa de mineração de ouro listada na Bolsa de Valores (B3) (!?).
Existem muitas companhias mineradoras de ouro no Brasil, sejam sociedades empresárias limitadas (Ltda.) sejam sociedades anônimas (S/A) fechadas, com capital nacional ou estrangeiro, como as empresas Beadell Brasil Ltda., a Mineração Serra Grande Ltda., a Kinross Brasil Mineração S/A, a Anglogold Ashanti Córrego do Sítio Mineração S/A e a Salobo Metais S/A.
Mas, nenhuma delas é sociedade anônima (S/A) de capital aberto com ações listadas na B3 S/A – Brasil, Bolsa, Balcão.
O 15º maior produtor de ouro do planeta não tem uma companhia listada na Bolsa de Valores!…
Se quiser investir em ações de companhias mineradoras de ouro no Brasil – atenção, eu disse aqui no Brasil, seu dinheiro aqui no seu país – terá que ser em ações de companhias de mineração estrangeiras por meio de BDR – Brazilian Depositary Receipts, Certificados de Depósitos de Ações de Mineradoras de Ouro no Exterior.
Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) “O BDR (Brazilian Depositary Receipt), ou certificado de depósito de valores mobiliários, é um valor mobiliário emitido no Brasil que representa outro valor mobiliário emitido por companhias abertas, ou assemelhadas, com sede no exterior.
A instituição que emite no Brasil o BDR é chamada de “instituição depositária”.
Complicado, não é?
Na prática, você não compra ações de mineradoras dos EUA mas quotas de ações de mineradoras dos EUA como Newmont Gold Corp., Rio Tinto PLC e Freeeport-McMoRan Inc. BDRs representados na B3 pelos códigos N1EM34, RIOT34 e FCXO34, respectivamente.
A vantagem é que você negocia com empresas do Brasil, intermediária do negócio, que pode ser civilmente responsabilizada se houver algum problema.
A desvantagem é que você não compra ouro nem ações e sim papéis que representam ações no exterior. E você paga comissão de administração do negócio de compra, venda e intermediação de negócios com ações de companhias mineradoras dos EUA.
E pelo risco assumido pela empresa gestora dessas ações, claro.
#4- Ações de Mineradoras de Ouro dos EUA
Você já sabe que não existem ações de companhias mineradoras de ouro no Brasil.
Então, se deseja investir em empresas mineradoras de ouro terá que investir em ações da Bolsa de Valores de Nova Yorque (EUA) ou outro país.
Você pode investir em ações de companhias mineradoras de ouro dos EUA com a Newmont Gold Corp. (NYSE: NEM); Rio Tinto PLC (NYSE: RIO); e Freeeport-McMoRan Inc. (NYSE: FCX).
Brazilian Depositary Receipts – BDR não são ações de empresas estrangeiras, mas, cotas de depósitos de ações de empresas listadas na NYSE ou Nasdaq adquiridas e administradas por instituições depositárias do Brasil, que evidentemente cobram taxas de administração.
E terá que fazê-lo por meio de uma Corretora de Valores dos EUA que atenda ao mercado latino-americano, clientes residentes na América Latina como a Capooz, a Durán y Perera (D&P) e a Avenue, de brasileiros residentes nos EUA.
A vantagem é que você compra e venda diretamente ações das maiores mineradoras de ouro do mundo negociadas no maior e um dos mais maduros mercados de ações do planeta.
A desvantagem é que você entrará em um mercado “maduro”, ou seja, com maior segurança porém menor oscilação e volatilidade, logo, um mercado de ações com menor rentabilidade.
Mas, se você decidiu comprar ações de mineradoras de ouro não tem outra opção senão comprar ações de empresas dos EUA.
Se quiser correr mais riscos e tentar maiores retornos sobre investimentos recomendo pesquisar outros mercados como o australiano e o sul-africano.
#5- ETF – Exchange-traded Funds, também chamados “Fundos de Índice”
Se não quiser investir em Certificados de depósitos (BDRs) de ações de companhias mineradoras de ouro dos EUA nem diretamente em ações de companhias dos EUA por meio de Corretoras de Valores dos EUA, a solução é investir em Fundos de Índice.
E o que é isso?
Fundos de Índice ou ETFs – Exchange-traded Funds são fundos de investimento baseados em índices de ações de empresas listadas na Bolsa.
São fundos de investimento tipo private equity especializados em comprar e administrar a carteira de ações de companhias da indústria a que se propuseram negociar, de modo que a performance e liquidez das quotas dos Fundos de Índice serão quase idênticas às das ações das companhias dessa mesma indústria.
Exemplo, um Fundo de Índice de mineradoras de ouro comprará somente ações de companhias mineradoras de outro e até mesmo as ações compradas por essas companhias, de modo a atrelar seu desempenho o mais perto possível do desempenho das ações.
Mas, não são ações, são fundos de investimento.
Como não existem empresas mineradoras de ouro na Bolsa de Valores do Brasil, não há um “índice” de desempenho de mineradoras de ouro no Brasil, logo, não existem Fundos de Índice de ouro lastreados em mineradoras do Brasil senão em outros ETFs dos EUA.
Se quiser investir em Fundos de Índice de ouro, o investidor terá que comprar quotas de participação em uma ETFs – Exchange-traded Funds do exterior, como o iShares MSCI Global Gold Miners ETF (RING) e iShares Gold Trust dos Estados Unidos da América ou o Trend ETF LBMA Ouro (GOLD11) do Brasil que, como o nome diz, replica o índice do LBMA Gold dos EUA.
Os ETFs dos EUA podem ser adquiridos por meio de Corretoras de valores americanas que atendem clientes latino-americanos (veja opções no quadro abaixo), enquanto que o ETF GOLD11 do Brasil por qualquer Corretora de valores do País.
A vantagem é que você reduz o risco do investimento em ações caso você não diversifique seus investimentos em ações de companhias mineradoras de ouro nos EUA, o mercado de ouro vá bem, mas, as companhias das quais adquiriu ações vão mal, por má-gestão.
A desvantagem é que você não compra nem ouro nem ações de companhias mineradoras de ouro, mas, quotas de participação em um fundo de investimento baseado ou nas ações das mineradoras de ouro dos EUA ou na cotação do ouro.
E você pagará comissão, a taxa de administração do fundo de investimento.
Consulte o Quadro “COMO INVESTIR EM OURO“
(ABAIXO).
#6- Quotas de Sociedade em Conta de Participação (SCP) de Mineradoras do Brasil
Se quiser investir em uma mineradora de ouro, mas, não tem afeição com o(s) sócio(s) ou vice-versa e/ou não quer assumir riscos desnecessários do empreendimento, uma solução é investir em uma sociedade empresária de mineração de ouro por meio de quotas de uma Sociedade em Conta de Participação (SCP).
E o que é SCP?
É uma espécie de sociedade em que existem basicamente a figura do sócio ostensivo (empreendedor) e o sócio não-ostensivo ou participante (investidor) que não depende de formalidade – como o arquivamento do Contrato Social na Junta Comercial, por exemplo – nem tampouco eventual formalidade não transforma a SCP em uma entidade com “personalidade jurídica própria”.
A SCP é como a legalização do “contrato-de-gaveta” porque prevista no artigo 991 e seguintes do Código Civil.
No caso das mineradoras de ouro não listadas na Bolsa de Valores, o investidor participante adquire quotas de participação dos lucros da sociedade mediante um contrato de Sociedade em Conta de Participação (SCP).
A mineradora ou seu sócio administrador figura como sócio ostensivo e o investidor como sócio participante.
Empresas como a Mineradora Manah oferecem essa modalidade de investimento.
#7- Tokens de ouro, criptoativos lastreados em ouro
Se você é novato no mundo dos criptoativos, recomendo seriamente que leia nosso artigo Revolução Digital, Blockchain & Cripto™ – Moedas Privadas e Finanças Descentralizadas.
Nele você compreenderá melhor a revolução da Internet e a tecnologia Blockchain para o sistema financeiro e as diferenças entre criptomoedas, stablecoins e tokens.
Mas, voltando ao que interessa, outra forma de você, investidor, se expor ao ouro ativo financeiro e instrumento cambial ou ao menos à cotação do ouro no mercado internacional é por meio da aquisição de tokens de ouro, criptoativos lastreados em ouro.
É lastro em ouro físico custodiado pela emissora dos tokens, espécie de certificados de posse de ouro físico emitidos por meio da tecnologia Blockchain.
Tokens de ouro podem ser adquiridos por meio das exchanges, como são chamadas as corretoras de criptoativos – por enquanto somente nas corretoras Binance e Mercado Bitcoin -, ou diretamente no site das empresas emissoras desses tokens de ouro como o PAX Gold (PAXG) da empresa Paxos Trust Company, LLC (EUA) e o Digix Gold Token (DGX) da Digix Physicals PTE. LTD. (Singapura).
Comprando o token PAX Gold (PAXG) da Paxos ou o token Digix Gold (DGX) da Digix essas empresas garantem que seu criptoativo representam lingotes de ouro custodiados por elas.
ATENÇÃO
Esse artigo não é uma recomendação de investimentos porque não fomos consultados séria e formalmente por você nem tampouco fomos efetivamente contratados para aconselhamento e presumimos que você seja maior de 18 anos. As empresas mencionadas aqui foram listadas apenas a título de exemplo didático e você pode investir nelas ou por meio delas por sua própria conta e risco. Montax poderá ajudá-lo a proteger seu patrimônio contra fraudadores e organizações criminosas desde que consultada formalmente.
Aqui tem um Quadro “COMO INVESTIR EM OURO” e empresas fornecedoras mais destacadas de venda de ouro físico; ouro escritural; BDR – Brazilian Depositary Receipts, Certificados de Depósitos de ações de mineradoras de ouro no exterior; ações de mineradoras de ouro dos EUA; e ETF – Exchange-traded Funds, os Fundos de Índice, por meio de quotas de Sociedade em Conta de Participação (SCP) de mineradoras do Brasil, bem como tokens de ouro (criptoativos).
COMO INVESTIR EM OURO | |||
MODALIDADE | EMPRESA | CÓDIGO | COMO COMPRAR |
#1OURO FÍSICO
| (Para correntistas do Banco do Brasil) | Lingotes de ouro (250 g) retirados no local. | |
(Por meio de corretora de valores) | B3: OZ1D | Lingotes de ouro (250 g) retirados no local ou em IF. | |
(OM D.T.V.M. Ltda. e Faria Fraga Comércio e Exportação de Metais Preciosos, Administração e Participação Ltda.) | Barrinhas de ouro de tamanho e peso variados com entregas em domicílio mediante cotação diária + Seguro (2%) + Correios. | ||
(Banco Paulista S/A, BP Trading Comercial, Importadora e Exportadora S/A e F. D´Gold – D.T.V.M. Ltda.) | |||
(Parmetal D.T.V.M. Ltda.) | |||
#2OURO ESCRITURAL(PAPÉIS) | (Para correntistas do Banco do Brasil) | Papéis que representam lingotes de ouro (250 g) e lotes fracionados (25g e múltiplos) sob custódia do BB. | |
(Por meio de corretora de valores) | B3: OZ2D | Papéis que representam lingotes de ouro (10 g) sob custódia da B3. | |
B3: OZ3D | Papéis que representam lingotes de ouro (0,225 g) sob custódia da B3. | ||
#3CERTIFICADOS DE DEPÓSITO (BDR) DE AÇÕES DE MINERADORAS DE OURO DOS EUA | B3: N1EM34 | Brazilian Depositary Receipts – BDR não são ações de empresas estrangeiras, mas, cotas de depósitos de ações de empresas listadas na NYSE ou Nasdaq adquiridas e administradas por instituições depositárias do Brasil, que evidentemente cobram taxas de administração. | |
FREEPORT-MCMORAN INC
| B3: RIOT34 | ||
NEWMONT GOLD CORP
| B3: FCXO34 | ||
#4AÇÕES DE MINERADORAS DE OURO DOS EUA | NYSE: NEM | Ações de mineradoras de ouro listadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE-EUA) que você adquire por meio de corretoras da valores dos EUA especializadas no mercado latino americano como a Durán y Perera (D&P), Avenue etc. | |
| NYSE: RIO | ||
| NYSE: FCX | ||
#5ETF – EXCHANGE-TRADED FUNDS (“FUNDOS DE ÍNDICE”) | NASDAQ: RING | ETFs – Exchange-traded Funds, Fundos de Índice baseados em mineradoras dos EUA ou na rentabilidade do ouro em dólar. | |
NYSE: IAU.IV | |||
Trend ETF LBMA Ouro | B3: GOLD11 | ||
#6QUOTAS DE SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO (SCP) DE MINERADORAS DE OURO DO BRASIL | (Mineração Manah Eireli e Mineradora Manah Ltda. SCP) | Manah | Aquisição de quotas de uma Sociedade em Conta de Participação (SCP) em mineradora de ouro do Brasil. |
#7TOKENS DE OURO, CRIPTOATIVOS LASTREADOS EM OURO | Token de ouro da empresa Paxos Trust Company, LLC (EUA) | PAX Gold (PAXG) | Tokens de ouro são negociados tanto pelas empresas de tecnologia e finanças emissoras que prometem lastrear cada token em ouro físico custodiado, como a Paxos e a Digix, quanto por exchanges como a Binance e a Mercado Bitcoin. |
Token de ouro da Digix Physicals PTE. LTD. (Singapura) | Digix Gold Token (DGX) |
SOBRE O AUTOR
MARCELO CARVALHO DE MONTALVÃO é diretor da Montax Inteligência, franquia de Inteligência & Investigações que já auxiliou centenas de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas como PSA Group (Peugeot Citroën), Cyrela, LG Eletronics, Localiza Rent A Car, Sara Lee, Kellog, Tereos, Todeschini, Sonangol Oil & Gas, Chinatex Grains and Oils, Generali Seguros, Estre Ambiental, Magneti Marelli, Banco Pan, BTG Pactual, Banco Alfa, W3 Engenharia, Geowellex, Quantageo Tecnologia e muitas outras marcas.
Especialista em Direito Penal Econômico e solução de crimes financeiros como estelionato (fraude), fraude a credores, fraude à execução, evasão de divisas e “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores.
Autor do livro Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa.
Conecte-se com Marcelo no LinkedIn
Ouça o Marcelo no YouTube
Due Diligence | Pesquisa de Bens | Investigação Empresarial | Compliance Intelligence
Rio de Janeiro – RJ
Rua Figueiredo Magalhães, 387/801 – Copacabana – CEP: 22031-011
Telefone + 55 (21) 2143-6516
WhatsApp +55 (21) 99682-0489
E-mail montax@montaxbrasil.com.br
Montax Inteligência Ltda.
CNPJ 11.028.620/0001-55
Copyright © 2009