Acesso à Conta Bancária Pelo Fraudador, 5 Dicas de Contrainteligência Para Evitar o ATO – Account TakeOver

  

Do Inglês "to take", Account Takeover (ATO) é palavra da moda no meio corporativo e especialmente no mercado financeiro porque aumentou bastante o número de fraudes online em que os fraudadores (hackers) tomam conta das contas bancárias de pessoas e empresas para esvaziá-las.

 

É fenômeno da Era Digital: Antes somente um empregado do banco acessava sua conta, geralmente na presença do cliente (pessoalmente), e executam todas as rotinas de pagamento e cobranças e análise de crédito, enquanto que atualmente os clientes funcionam como verdadeiros empregados dos bancos, já que são eles mesmos que guardem a chave do cofre (senha) e executam tarefas bancárias remotamente (online).

 

Parece modernidade mas para muitos a digitalização dos processos produtivos não só retira empregos de uns como reduz a qualidade dos serviços.

 

Seguem algumas dicas para você, cliente de bancos, que não recebeu o treinamento de um Bancário, mas, o mundo moderno exigiu que tivessem conhecimentos de contrainteligência, informática e engenharia social para evitar que fraudadores tenham acesso à sua conta bancária.

 

E não, não esquecemos da dica principal "não abra arquivos de e-mails desconhecidos" porque essa dica está mais manjada que reportagem de tubarão e até estudantes secundaristas sabem que alguns golpes online começam por aí.

 

Confira!

  

1- Certificado Digital

 

Se ainda não tem, compre um. Nem todos os sites exigem Certificado digital e assinatura eletrônica, mas, se exigir dê preferência de acesso por meio do TOKEN do Certificado digital. É mais seguro. Algumas empresas e bancos fornecem tokens e navegadores próprios, exclusivos para clientes. Eles são mais seguro, portanto, são eles que você deve usar.

 

Nem toda corporação disponibiliza um navegador próprio ou token de segurança cibernética, mas, se a empresa ou banco que o atende fizer isso, aproveite!

 

Quer mais dicas de segurança?

Acesso o Blog  da Montax Inteligência

  

2- Criptografia (Senhas Indecifráveis)

 

Eu sei, eu sei, qualquer palavra com o prefixo "cripto" significa algo que você nunca viu ou complicado demais para entender. Mas a criptografia é apenas tornar um código ou escrita secretos ou decifrá-los. Aliás, o computador como conhecemos hoje, de código binário, foi inventado durante a 2ª Guerra Mundial justamente da necessidade de os ingleses decifrarem, decodificarem as mensagens dos alemães codificadas pela "indecifrável" máquina de codificação alemã Enigma. Assista ao filme O Jogo da Imitação que você vai entender. Ele conta a saga do genial Alan Turing. Os programas de computador geralmente têm aplicativos de criptografia de dados guardados em seus dispositivos. Use-os! Utilize também antivírus, firewall e antimalwares. E, principalmente, crie senhas de difícil decodificação com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais que nada tenham a ver com sua data de nascimento ou a de seus filhos.

Você não precisa ser um gênio da Matemática para usufruir da invenção do genial Alan Turing.

  

3- Senhas Diferentes

  

Não basta criar uma senha indecifrável, de difícil decodificação: Crie várias senhas indecifráveis diferentes. Não é fácil? Então "baixe" um software de gerenciamento de senhas. Alguns são gratuitos e ajudam a não se esquecer das senhas mais difíceis.

 

Se é difícil para você, imagina para um hacker! Não facilite a vida do ladrão digital, crie senhas indecifráveis e diferentes.

 

Quer mais dicas de segurança?

Acesso o Blog  da Montax Inteligência

  

4- Nunca Use o Mesmo Radical, Prefixo ou Sufixo

  

As senhas não são palavras! Então, por que algumas pessoas insistem em atribuir radical (raiz), prefixo (inicial) e sufixo (final) idênticos à elas? Tudo bem colocar o nome de suas filhas de Carla, Carolina, Camila... Pode confundir alguns namorados mas o problema é deles. Não basta criar "senhas diferentes". Nas senhas, use radicais, prefixos e sufixos diferentes.

 

Radicais, prefixos e sufixos ajudam você a não se esquecer das senhas. E o hacker a invadir sua conta bancária.

  

5- Use Somente as "Suas Armas"

  

Quando Davi se preparava para enfrentar o gigante Golias, seu irmão Saul o vestiu "com sua própria armadura, colocou-lhe na cabeça um capacete de bronze, revestiu-o com a sua couraça, e pôs a espada na cintura dele, sobre a armadura. Em vão Davi tentou andar, pois nunca tinha usado nada disso. Então falou a Saul: "Não consigo nem andar com essas coisas. Não estou acostumado". Tirou tudo, pegou o cajado, escolheu cinco pedras bem lisas no riacho e as colocou no seu bornal. Depois pegou a funda e foi ao encontro do filisteu" (1 Samuel 17:38-40). A lição é simples: Use o que é seu e com o qual está acostumado. Computadores, tablets, smartphones, wifi etc., use o que é seu e evite alugar ou tomar emprestado dos outros. Parece óbvio mas às vezes a gente esquece disso em viagens, justamente quando os hackers mais atacam. Ah! E evite emprestar os seus dispositivos.

 

Se você não empresta o seu cartão de banco com a senha de pagamentos e saques, por que emprestaria seu computador onde estão armazenadas todas as suas senhas?

    

 

O eBook Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa é um livro de inteligência no formato ePub com técnicas de espionagem e desinformação retirados de livros de espionagem, livros de estrategia militar do serviço de inteligência do exército e de inteligência competitiva (empresarial). Nele, você encontrará técnicas para que cada um descubra seus pontos fortes. E um briefing de investigações corporativas e investigação digital em fontes abertas de Inteligência (OSINT) útil à solução de fraude patrimonial e recuperação de ativos financeiros. Um manual de espionagem, investigação criminal e operações de inteligência. Decidimos escrever Inteligência & Indústria influenciados pelo livro sobre inteligencia empresarial Os Segredos da Inteligência Competitiva – Os Sentidos do Lobo, do Coronel Francisco José Fonseca de Medeiros (não confundir com “Os Segredos do Lobo”, de Jordan Belfort). Um manual de inteligência e investigações além das pesquisas em cartório em Copacabana, sede da Montax Inteligência.

   

Quer mais dicas de segurança?

Acesso o Blog  da Montax Inteligência

 
    

SOBRE O AUTOR

Marcelo Carvalho de Montalvão é diretor da Montax Inteligência, franquia de Inteligência & Investigações que já auxiliou centenas de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas como Cyrela, LG Eletronics, Localiza Rent A Car, Sara Lee, Kellog, CWA Consultores, Geowellex, Sonangol Oil & Gas, Chinatex Grains and Oils, Generali Seguros, Estre Ambiental, Magneti Marelli, Banco Pan, BTG Pactual, Banco Alfa, W3 Engenharia e muitas outras marcas.

Advogado criminalista especialista em Direito Penal Econômico e crimes financeiros como fraude à execução, "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores e engenharia reversa da blindagem patrimonial para a solução de fraudes milionárias.

Autor do livro “Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa” e do "Manual de Inteligência - Busca de Ativos & Investigações" comentados AQUI.

Conecte-se com Marcelo no LinkedIn

Ouça o Marcelo no YouTube

        

Due Diligence | Pesquisa de Bens | Investigação Empresarial | Compliance Intelligence

  

Rio de Janeiro - RJ

Rua Figueiredo Magalhães, 387/801 - Copacabana - CEP: 22031-011

Telefone + 55 (21) 2143-6516

WhatsApp +55 (21) 99682-0489

E-mail montax@montaxbrasil.com.br www.montaxbrasil.com.br 

                   

Montax Inteligência de Crédito e Cobrança Ltda. CNPJ 11.028.620/0001-55 Copyright © 2009

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Buscar nos
Search in content
Post Type Selectors

Categorias

Populares

Montax Inteligência Financeira

Maximize a segurança dos seus investimentos com a Montax.

Descubra nossos Relatórios de Inteligência Financeira para decisões informadas e estratégias de proteção sólidas.

Contato

Abrir bate-papo
Transforme seus desafios em oportunidades com inteligência financeira. Fale conosco pelo WhatsApp!