Acesso à Conta Bancária Pelo Fraudador, 5 Dicas de Contrainteligência Para Evitar o ATO – Account TakeOver

Do Inglês “to take”, Account Takeover (ATO) é palavra da moda no meio corporativo e especialmente no mercado financeiro porque aumentou bastante o número de fraudes online em que os fraudadores (hackers) tomam conta das contas bancárias de pessoas e empresas para esvaziá-las.

É fenômeno da Era Digital: Antes somente um empregado do banco acessava sua conta, geralmente na presença do cliente (pessoalmente), e executam todas as rotinas de pagamento e cobranças e análise de crédito, enquanto que atualmente os clientes funcionam como verdadeiros empregados dos bancos, já que são eles mesmos que guardem a chave do cofre (senha) e executam tarefas bancárias remotamente (online).

Parece modernidade mas para muitos a digitalização dos processos produtivos não só retira empregos de uns como reduz a qualidade dos serviços.

Seguem algumas dicas para você, cliente de bancos, que não recebeu o treinamento de um Bancário, mas, o mundo moderno exigiu que tivessem conhecimentos de contrainteligência, informática e engenharia social para evitar que fraudadores tenham acesso à sua conta bancária.

E não, não esquecemos da dica principal “não abra arquivos de e-mails desconhecidos” porque essa dica está mais manjada que reportagem de tubarão e até estudantes secundaristas sabem que alguns golpes online começam por aí.

Confira!

1- Certificado Digital

Se ainda não tem, compre um. Nem todos os sites exigem Certificado digital e assinatura eletrônica, mas, se exigir dê preferência de acesso por meio do TOKEN do Certificado digital. É mais seguro. Algumas empresas e bancos fornecem tokens e navegadores próprios, exclusivos para clientes. Eles são mais seguro, portanto, são eles que você deve usar.

Compliance

Nem toda corporação disponibiliza um navegador próprio ou token de segurança cibernética, mas, se a empresa ou banco que o atende fizer isso, aproveite!

Quer mais dicas de segurança?

Acesso o Blog  da Montax Inteligência

2- Criptografia (Senhas Indecifráveis)

Eu sei, eu sei, qualquer palavra com o prefixo “cripto” significa algo que você nunca viu ou complicado demais para entender. Mas a criptografia é apenas tornar um código ou escrita secretos ou decifrá-los. Aliás, o computador como conhecemos hoje, de código binário, foi inventado durante a 2ª Guerra Mundial justamente da necessidade de os ingleses decifrarem, decodificarem as mensagens dos alemães codificadas pela “indecifrável” máquina de codificação alemã Enigma. Assista ao filme O Jogo da Imitação que você vai entender. Ele conta a saga do genial Alan Turing. Os programas de computador geralmente têm aplicativos de criptografia de dados guardados em seus dispositivos. Use-os! Utilize também antivírus, firewall e antimalwares. E, principalmente, crie senhas de difícil decodificação com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais que nada tenham a ver com sua data de nascimento ou a de seus filhos.

equity t196837

Você não precisa ser um gênio da Matemática para usufruir da invenção do genial Alan Turing.

3- Senhas Diferentes

Não basta criar uma senha indecifrável, de difícil decodificação: Crie várias senhas indecifráveis diferentes. Não é fácil? Então “baixe” um software de gerenciamento de senhas. Alguns são gratuitos e ajudam a não se esquecer das senhas mais difíceis.

Se é difícil para você, imagina para um hacker! Não facilite a vida do ladrão digital, crie senhas indecifráveis e diferentes.

Quer mais dicas de segurança?

Acesso o Blog  da Montax Inteligência

4- Nunca Use o Mesmo Radical, Prefixo ou Sufixo

As senhas não são palavras! Então, por que algumas pessoas insistem em atribuir radical (raiz), prefixo (inicial) e sufixo (final) idênticos à elas? Tudo bem colocar o nome de suas filhas de Carla, Carolina, Camila… Pode confundir alguns namorados mas o problema é deles. Não basta criar “senhas diferentes”. Nas senhas, use radicais, prefixos e sufixos diferentes.

5 Sacadas de O Lobo de Wall Street para te Levar ao Topo

Radicais, prefixos e sufixos ajudam você a não se esquecer das senhas. E o hacker a invadir sua conta bancária.

5- Use Somente as “Suas Armas”

Quando Davi se preparava para enfrentar o gigante Golias, seu irmão Saul o vestiu “com sua própria armadura, colocou-lhe na cabeça um capacete de bronze, revestiu-o com a sua couraça, e pôs a espada na cintura dele, sobre a armadura. Em vão Davi tentou andar, pois nunca tinha usado nada disso. Então falou a Saul: “Não consigo nem andar com essas coisas. Não estou acostumado”. Tirou tudo, pegou o cajado, escolheu cinco pedras bem lisas no riacho e as colocou no seu bornal. Depois pegou a funda e foi ao encontro do filisteu” (1 Samuel 17:38-40). A lição é simples: Use o que é seu e com o qual está acostumado. Computadores, tablets, smartphones, wifi etc., use o que é seu e evite alugar ou tomar emprestado dos outros. Parece óbvio mas às vezes a gente esquece disso em viagens, justamente quando os hackers mais atacam. Ah! E evite emprestar os seus dispositivos.

Something Ventured

Se você não empresta o seu cartão de banco com a senha de pagamentos e saques, por que emprestaria seu computador onde estão armazenadas todas as suas senhas?

Clube de Compras Dallas

capa 1

O eBook Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa é um livro de inteligência no formato ePub com técnicas de espionagem e desinformação retirados de livros de espionagem, livros de estrategia militar do serviço de inteligência do exército e de inteligência competitiva (empresarial). Nele, você encontrará técnicas para que cada um descubra seus pontos fortes. E um briefing de investigações corporativas e investigação digital em fontes abertas de Inteligência (OSINT) útil à solução de fraude patrimonial e recuperação de ativos financeiros. Um manual de espionagem, investigação criminal e operações de inteligência. Decidimos escrever Inteligência & Indústria influenciados pelo livro sobre inteligencia empresarial Os Segredos da Inteligência Competitiva – Os Sentidos do Lobo, do Coronel Francisco José Fonseca de Medeiros (não confundir com “Os Segredos do Lobo”, de Jordan Belfort). Um manual de inteligência e investigações além das pesquisas em cartório em Copacabana, sede da Montax Inteligência.

Quer mais dicas de segurança?

Acesso o Blog  da Montax Inteligência

 

SOBRE O AUTOR

marcelo

Marcelo Carvalho de Montalvão é diretor da Montax Inteligência, franquia de Inteligência & Investigações que já auxiliou centenas de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas como Cyrela, LG Eletronics, Localiza Rent A Car, Sara Lee, Kellog, CWA Consultores, Geowellex, Sonangol Oil & Gas, Chinatex Grains and Oils, Generali Seguros, Estre Ambiental, Magneti Marelli, Banco Pan, BTG Pactual, Banco Alfa, W3 Engenharia e muitas outras marcas.

Advogado criminalista especialista em Direito Penal Econômico e crimes financeiros como fraude à execução, “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores e engenharia reversa da blindagem patrimonial para a solução de fraudes milionárias.

Autor do livro “Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa” e do “Manual de Inteligência – Busca de Ativos & Investigações” comentados AQUI.

Conecte-se com Marcelo no LinkedIn

Ouça o Marcelo no YouTube

Logotipo principal JPEG 1030x1030 1

Due Diligence | Pesquisa de Bens | Investigação Empresarial | Compliance Intelligence

Rio de Janeiro – RJ

Rua Figueiredo Magalhães, 387/801 – Copacabana – CEP: 22031-011

Telefone + 55 (21) 2143-6516

WhatsApp +55 (21) 99682-0489

E-mail montax@montaxbrasil.com.br

www.montaxbrasil.com.br 

Montax Inteligência de Crédito e Cobrança Ltda.
CNPJ 11.028.620/0001-55
Copyright © 2009

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Buscar nos
Search in content
Post Type Selectors

Categorias

Populares

Montax Inteligência Financeira

Maximize a segurança dos seus investimentos com a Montax.

Descubra nossos Relatórios de Inteligência Financeira para decisões informadas e estratégias de proteção sólidas.

Contato

Abrir bate-papo
Transforme seus desafios em oportunidades com inteligência financeira. Fale conosco pelo WhatsApp!